Notícias Já sabemos mais sobre o misterioso Mercedes-Benz S600 Royale

One-off

Já sabemos mais sobre o misterioso Mercedes-Benz S600 Royale

Novas informações surgiram sobre o S600 Royale, um misterioso one-off, que reinterpreta o Mercedes-Benz 600 (W100), uma das referências históricas da marca alemã.

Quem o desenhou? Quem o encomendou? Estaria a Mercedes-Benz de alguma forma envolvida na sua concepção? Eram muitas as perguntas à volta do S600 Royale. Um one-off que tem sido avistado frequentemente na internet mas sobre o qual pouco ou nada se sabia. Até agora…

S600 Royale

Quando tudo começou

O S600 Royale ficou famoso em dezembro de 2015, graças a uma publicação no Facebook da Galpin Auto Sports – uma empresa americana que se dedica à preparação de modelos “especiais”. As imagens publicadas foram retiradas pouco tempo depois, o que contribuiu ainda mais para o mistério.

O S600 Royale seria avistado, posteriormente, em diversas ocasiões na California (onde está registado) e na Europa, devidamente “capturado” em vídeos que já vimos no Youtube.

Um projeto one-off

Os projectos one-off estão a crescer em popularidade. Mesmo a nível oficial, alguns construtores estão a aderir lucrativamente a este modelo de negócio – as propostas mais conhecidas são as da Ferrari. Daquilo que sabemos a Mercedes-Benz, oficialmente, nunca aderiu a este modelo de negócio. Excepção feita, talvez, ao Maybach Exelero.

O S600 Royale trata-se de uma visão retro duma berlina de luxo da marca alemã, com inspiração clara no W100. Olhando para o interior, parece que a nova carroçaria “assenta” sobre o atual Mercedes-Benz Classe S (W222).

S600 Royale

Mas por fora não poderia ser mais diferente. Destacam-se as óticas dianteiras e traseiras oriundas do SLS e uma grelha frontal que parece decalcada do W100 ou de um W112. Goste-se ou não, o S600 Royale pelo menos esforça-se para ter um porte e presença digno do nome que ostenta.

O designer é revelado… pelo próprio

Finalmente podemos responder a algumas das perguntas sobre a origem de tão intrigante modelo. Respostas que vêm precisamente de quem o desenhou, tendo sido fotografado ao lado da sua criação:

Nada mais, nada menos do que Henrik Fisker, o designer que definiu as linhas de modelos como o BMW Z8 ou o Aston Martin DB9. Chegou a criar a sua própria marca de automóveis, a Fisker Automotive, da qual nasceu o Karma, uma berlina de luxo híbrida – uma “aventura” que não acabou bem.

TUNING: Mercedes-AMG GLS 63 caiu nas garras da Mansory. Resultado: 840 cv!

Mais recentemente, iniciou colaboração com a… Galpin Auto Sports, precisamente a empresa que apresentou ao mundo as primeiras imagens do S600 Royale.

No seu post de Instagram, Henrik Fisker também dá pistas sobre o proprietário do modelo. Ou melhor, proprietários, já que o S600 Royale parece pertencer a um clube de automóveis. Existem inúmeros clubes de automóveis espalhados pelo planeta, mas lançarem-se num projecto desta envergadura, com contribuição dos seus membros, deve ser inédito.

Ainda ficam algumas questões por responder, como as especificações finais do modelo ou o custo do projecto. Mas, pelo menos, já sabemos que a colaboração entre Henrik Fisker e a Galpin Auto Sports se estendeu para além do desenvolvimento do Rocket – um Ford Mustang extensivamente alterado – e deu origem a mais um projecto: o S600 Royale.