Notícias Ativistas que esvaziam pneus «atacam» em Portugal

Atualidade

Ativistas que esvaziam pneus «atacam» em Portugal

Os Tyre Extinguishers andam a esvaziar os pneus de SUV e 4x4 "em nome do ambiente". As ações do grupo chegam agora a Portugal.

Este grupo ambientalista tem como missão “tornar impossível ter um enorme e poluente 4×4 nas áreas urbanas de todo o mundo”, anda a esvaziar os pneus de SUV em cidades um pouco por todo o mundo no último ano.

Os seus «ataques» chegam agora a Portugal, como podemos ver nas imagens que acompanham este artigo, que nos foram enviadas por um leitor da Razão Automóvel.

Os Tyre Extinguishers nasceram no Reino Unido em março do ano passado e rapidamente ultrapassaram as fronteiras da ilha britânica, tendo sido registados atos idênticos com o mesmo modus operandi em várias partes do mundo, dos EUA à Nova Zelândia.

Este «ataque» em Portugal — o primeiro que tivemos conhecimento e cujas imagens têm estado a circular — segue a mesma fórmula.

Após detetarem o “SUV” ou “veículo de tração às quatro rodas”, os alvos declarados destes ativistas, esvaziam os pneus do veículo e antes de abandonarem o local, deixam um folheto no para-brisas, com a mensagem que mostramos aqui:

Folheto dos Tyre Extinguishers
Autor desconhecido. Todos os direitos reservados

Esvaziar os pneus destas viaturas foi a forma encontrada, segundo este grupo, de combater as mudanças climáticas, causando um “inconveniente aos seus donos”.

Dizem que os SUV são “pura vaidade” e que os seus condutores “são mais propensos a conduzir de forma arriscada”, justificando assim a sua ação. Os SUV híbridos ou elétricos não estão a salvo: “Estes não deixam de ser poluentes, perigosos e causadores de congestionamento”, pode ler-se no folheto.

Deixam ainda uma sugestão ao dono do veículo: “Não terás dificuldade em mover-te sem o teu sugador de gasolina, seja a pé, de bicicleta ou de transportes públicos.”

Autor desconhecido. Todos os direitos reservados