Notícias Estrada molhada, atenção redobrada!

Leitura obrigatória

Estrada molhada, atenção redobrada!

Com as primeiras chuvas os perigos na estrada multiplicam-se na proporção inversa da aderência dos nossos automóveis.

As condições meteorológicas que caracterizam o Outono e o Inverno são um fator de risco acrescido na condução. Fatores como a chuva, o nevoeiro, o gelo e a neve alteram, e muito, as condições da estrada. Por isso, aquele percurso que fazemos quase todos os dias de olhos vendados, ganha novos contornos e outros perigos até então desconhecidos. Por isso não facilites! Cabe a nós agir defensivamente e adotar um comportamento ajustado às situações e às circunstâncias com que nos deparamos na via.

Há dois grandes fatores que contribuem para o aumento da perigosidade na condução à chuva: a falta de visibilidade e a fraca aderência.

A Razão Automóvel dá-te algumas dicas para evitares dissabores agora que a chuva é a tua maior (e mais perigosa…) companheira de viagem. Por isso lê com atenção os nossos conselhos para que possas diminuir a incidência destes fatores negativos:

Planeia com antecedência

Tenta antecipar as reações dos outros veículos na estrada, para que possas reagir mais atempadamente. Planear com antecedência vai permite-te conduzir sem recurso manobras bruscas tipo «Hollywood» que podem ter consequências muito negativas, especialmente em superfícies molhadas e escorregadias.

Cuidado com os «lençóis de água»

Ao passar sobre eles deverás fazê-lo muito devagar e evitando que o choque com a água desequilibre o veículo e provoque a sua derrapagem – se tal acontecer não traves! Em vez disso, deverás «desembraiar» e tentar controlar o veículo por pequenos toques no volante, virando as rodas no mesmo sentido da derrapagem. Se vires que a entrada num «lençol de água» é inevitável tenta fazê-lo com a direção direita.

Fazer uso das luzes de «médios»

Sendo má a visibilidade, não só tens assim a possibilidade de ver melhor, como mais facilmente os outros condutores te veem.

Aumentar a distância de segurança face ao veículo da frente

Com o piso escorregadio a distância de paragem aumenta, pelo que havendo necessidade, só mantendo uma distância de segurança adequada, terás tempo de agir, minimizando o risco de acidente.

Circular com velocidade especialmente moderada

A velocidade é o principal fator de aumento do risco de derrapagem e de aumento da distância de travagem – já de si prejudicada pela má aderência… – a velocidade tem de acompanhar as condições da estrada. Portanto presta atenção à velocidade.

Atenção aos ventos fortes

As tempestades de outono trazem normalmente ventos fortes que atingem o carro lateralmente e, de repente, mudam de direção. Deves estar atento e agir rapidamente para recuperar o controlo, por isso mantém sempre as mãos no volante e a atenção nos outros veículos.

Regular os controlos de aquecimento

Antes de arrancares numa viagem prepara os reguladores de aquecimento, para que em caso de condensação do pára-brisas não tenhas de desviar a atenção da estrada.