Notícias Devel Sixteen não se dá bem com as leis… da Física

Verá a luz do dia?

Devel Sixteen não se dá bem com as leis… da Física

O Devel Sixteen, anunciado com mais de 5000 cv e capaz de mais de 500 km/h, foi adiado, com muitos problemas encontrados no seu desenvolvimento.

Devel Sixteen

O Devel Sixteen não é um estranho nestas páginas — a primeira vez que o referimos foi em 2013, ainda éramos uns petizes… Com as reivindicações anunciadas, este seria o hipercarro para destruir todos os outros hipercarros.

O Devel Sixteen foi anunciado com um enorme V16 e quatro turbos — como o Bugatti Chiron, exceto na questão do “V” —, pelo menos 5000 cv (nada como o Chiron), e mais, muito mais de 500 km/h de velocidade máxima, uns surpreendentes 560 km/h foram anunciados inicialmente.

Fantasia? As dúvidas eram mais que muitas, obviamente, dado a imensidão dos números. Mas há um ano um novo protótipo emergiu e mostrava estar bem mais próximo da produção. Antes disso já tinham mostrado um teste em banco ao imenso motor do Sixteen (12,3 l), que apesar de ainda um pouco longe dos 5000 cv, já debitava mais de 4500 cv(!) Tudo parecia encaminhado, mas…

VÊ TAMBÉM: i30 N “N Option” é um Hyundai em modo hardcore
Devel Sixteen

Devel Sixteen adiado

A notícia foi avançada pela Road & Track, que de acordo com uma das suas fontes, o projeto para colocar este monstro nas estradas encontrou uma vasta lista de problemas.

A principal é talvez o engenheiro chefe do projeto, Paolo Garella, fundador da MAT (Manifattura Automobili Torino) — ajudou a desenvolver o SGC 003, como o novo Stratos, do qual vai produzir 25 unidades —, ter “abandonado” o projeto. Não é bom sinal…

O motor também está a revelar-se problemático. O massivo V16 com 12 300 cm3 e quatro turbos de origem americana, foi originalmente concebido para dragsters, ou seja, nunca foi projetado para ser usado em estrada, sobretudo quando falamos em necessidades de arrefecimento.

Imaginem estarem parados no trânsito, num dia quente, com um V16 de 5000 cv atrás de costas e todas as histórias de superdesportivos de outros tempos que sobreaqueciam e até chegavam a originar incêndios, vão parecer uma história de crianças.

Capaz de voar…

Mais preocupante é a propensão do Sixteen em levantar voo… Eles anunciaram mais de 500 km/h, e pelo que é reportado, a equipa de desenvolvimento teve uma curva de aprendizagem pronunciada para garantir que o carro não saísse do chão. Mas aparentemente, a velocidades muito elevadas, o Devel Sixteen continua a comportar-se como uma asa gigante…

E pneus? Já aqui reportámos que a Michelin trabalhava ativamente para conseguir pneus que aguentem velocidades de 300 mph (482 km/h), mas os números absurdos do Sixteen colocam novos desafios. Haverá pneus capazes de suportar os números do Sixteen?

De acordo com a Road & Track, esta diz que o projeto não foi cancelado, mas de momento, parece estar em “águas de bacalhau”…

Sabe esta resposta?
Quantos cavalos tem o novo Mercedes-AMG A35?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Mercedes-AMG A 35 ao vivo em Paris com 306 cv de potência