Notícias Construtores japoneses juntos no Dakar 2024 com motor a hidrogénio

Hidrogénio

Construtores japoneses juntos no Dakar 2024 com motor a hidrogénio

O Dakar é uma das provas de resistência mais exigentes do planeta, perfeito para testar o desempenho de um novo motor movido a hidrogénio.

Toyota HySE-X1 com motor a hidrogénio para o Dakar
© Toyota

O HySE-X1, cuja ilustração pode ver acima, é o protótipo com motor a hidrogénio que a associação HySE vai levar ao Desafio “Mission 1000” do Dakar 2024.

HySE é um acrónimo para Hydrogen Small Mobility & Engine Technology e por detrás desta associação tecnológica estão alguns dos maiores nomes da indústria automóvel e de motos do Japão: Honda, Kawasaki, Suzuki, Yamaha e, claro, a Toyota, que tem sido um dos atores chave no desenvolvimento dos motores de combustão a hidrogénio.

A missão principal da HySE é o desenvolvimento de uma nova família de motores de tamanho compacto movidos a hidrogénio. Para testar o seu desempenho, nada melhor do que participar numa das provas de resistência mais exigentes do planeta.

HySE-X1

O HySE-X1 é baseado num chassis existente da belga Overdrive Racing, que já colabora com a Toyota Gazoo Racing e corre no Dakar há vários anos com a GR DKR Hilux T1+. O UTV terá um comprimento de 3,53 m, 2,07 m de largura e 1,7 m de altura. Quanto ao peso, o valor anunciado é de 1500 kg.

Tiveram de ser efetuadas várias modificações para receber o novo motor (de mota) de quatro cilindros em linha e 998 cm3 de capacidade, ao qual será adicionado um turbocompressor. Além disso, será adicionado um depósito de hidrogénio e o respetivo sistema de abastecimento de combustível para o motor.

Durante o Dakar 2024, tanto a manutenção como o abastecimento de hidrogénio serão efetuados pela Overdrive Racing.

Dakar e a “Mission 1000”

Um dos destaques da próxima edição do Dakar é o desafio “Mission 1000”, realizado em paralelo com a prova oficial. Terá etapas diárias com cerca de 100 km, mas com um nível de dificuldade semelhante.

O objetivo é oferecer condições de utilização bastante exigentes, para que os construtores de automóveis possam desenvolver as suas tecnologias mais eficientes em termos energéticos.

No desafio “Mission 1000”, apenas serão permitidos sistemas totalmente elétricos, híbridos que usem uma quantidade muito reduzida de biocombustível ou sistemas movidos a hidrogénio como o que está presente no HySE-X1.