Notícias Como transformar um Citroën C1 num carro de corridas

Troféu C1 Learn & Drive

Como transformar um Citroën C1 num carro de corridas

Nas próximas semanas vais ver como é possível transformar um humilde Citroën C1 num carro de corridas. Bem vindo ao Troféu C1.

Troféu C1 Learn & Drive

“O meu sonho era ser piloto”. Esta deve ser uma das frases mais «batidas» entre os entusiastas dos automóveis. Quem nunca, não é verdade?

Porém, ser piloto não é fácil. Às vezes – talvez até na maioria dos casos – nem é por falta de talento, é por falta de oportunidade.

E se no caso do modesto Citroën C1 fosse igual? Falta de oportunidade. Será que com as devidas modificações o modesto C1 pode ser um carro de corridas?

RELACIONADO: Já testámos o Troféu C1. Simplesmente BRUTAL!
Troféu C1 meme

Como poderás ver neste artigo, as alterações necessárias para transformar o Citroën C1 numa máquina de corridas à escala nem são assim tantas.

Troféu C1. Da estrada para as pistas

Se ainda não ouviste falar do Troféu C1 sê bem-vindo à terra. É um troféu muito acessível, organizado pela Motor Sponsor, cuja base assenta no simples e fiável Citroën C1.

RELACIONADO: Troféu C1. Desafia os teus amigos e alinha neste troféu «low-cost»

Um modelo que, como sabemos, não nasceu para brilhar nas pistas mas… isso resolve-se!

Troféu C1

O organização do troféu preparou um kit que promete fazer do C1 uma verdadeira máquina de corridas à medida das necessidades de uma competição que se quer: competitiva, divertida, segura e pouco onerosa.

O que inclui o Kit de Troféu C1?

  • Roll-bar
  • Braços de suspensão adaptados
  • Transmissão adaptada
  • Extensíveis das ponteiras de direção
  • Proteção dos tubos de gasolina e depósito
  • Suporte de lastro
Citroën C1 Troféu kit

Agora que já conhecemos cada um dos elementos que compõe o kit, vamos ver o que é que cada um faz pelo Citroën C1.

Roll-bar

O Roll-bar incluído no Kit Troféu C1 tem não só homologação da FPAK para o troféu, como tem também homologação extensível a outras competições. Está atento que não faltará muito para veres os pequenos Citroën C1 em mais provas para além das provas do Troféu C1.

Os objetivos são óbvios: zelar pela segurança do piloto em caso de acidente e melhorar a dinâmica do carro, já que o roll-bar vai aumentar a resistência à torção da carroçaria.

Braços de suspensão adaptados

Os novos braços de suspensão vão permitir ajustes de camber e caster, uma das únicas afinações possíveis dentro do regulamento do troféu. Estas afinações vão permitir um comportamento em curva melhorado. O camber máximo permitido à frente é de -4.0º e atrás é de -3,5º.

Aqui és tu quem decide. Mais poder de travagem ou maior tração em curva? E que tal um pouco de ambas? É nestes detalhes que se ganham e perdem corridas.

Transmissão adaptada

Este item pretende essencialmente garantir a fiabilidade do carro. Em competição este elemento sofre um desgaste superior ao previsto para um automóvel pensado para viver na cidade e não nas pistas.

É por isso que a transmissão dos Citroën C1 de troféu foi reforçada.

Extensíveis das ponteiras de direção

Com a alteração dos braços de suspensão, a largura do eixo dianteiro também aumentou, daí serem necessárias ponteiras de direção maiores.

Proteção dos tubos de gasolina e depósito

Mais itens que pretendem assegurar a segurança, não apenas do piloto mas de todos em pista. A proteção dos tubos de gasolina e depósito, evita danos diretos nestes componentes, seja numa colisão, seja apenas por aquecimento de algum componente.

Objetivo? Que ninguém se magoe e que o teu estimado Citroën C1 não se transforme numa bola de fogo.

RELACIONADO: A Citroën faz 100 anos e quer celebrar à grande

Suporte de lastro

O suporto de lastro é onde cada carro levará o lastro necessário para que na balança acuse o peso mínimo de 860 kg, sem piloto. A montagem deste suporte é feita no lugar do passageiro.

A lista continua…

Para além destes itens incluídos no Kit de troféu do organizador, existem outros items obrigatórios, a saber:

  • Amortecedores
  • Molas
  • Baquet
  • Cintos
  • Extintor
  • Corta-corrente

Amortecedores

Este é um dos poucos itens para os quais a organização dá alguma liberdade. É possível ter os amortecedores originais Citroën, ou alterar para KYB ou Bilstein. Naturalmente que um destes últimos dará ao carro um comportamento em curva e uma estabilidade superiores, pelo que são os mais recomendados.

Troféu C1

Molas

A mesma situação se verifica com as molas, para as quais a organização permite manter as Citroën ou alterar entre uma das duas hipóteses: Eibach ou Apex. Uma vez mais a alteração para uma destas é recomendável.

Baquet

É obrigatória a montagem de uma baquet homologada pela FIA. A organização deixa ao critério de cada um a marca e modelo desde que cumpra a homologação necessária, já que é uma questão de preferência pessoal.

Troféu C1
Olhem para o pequenote a tentar apanhar-me…

Cintos

É obrigatório o uso de cintos de competição de quatro pontos. Nem vale a pena explicar porquê, não é?

Extintor

Não é apenas a colocação de um extintor dentro do C1, mas sim da montagem de um sistema ligado a esse mesmo extintor para que, em caso de incêndio no compartimento do motor, seja possível extinguir o fogo.

Corta-corrente

Uma vez mais por questões de segurança, é obrigatório o uso de um corta-corrente, para que em caso de acidente seja possível aos comissários de pista, do lado de fora, cortar a corrente do carro.

Depois, só nos sobram dois itens…

  • Travões
  • Pneus

Travões

No que diz respeito a travões, é obrigatório o uso de pastilhas Ferodo, específicas do Troféu C1, fornecidas pela organização.

Pneus

Os pneus também são fornecidos pela organização e terão que ser obrigatoriamente da marca Nankang AS1 nas medidas de origem 155/55 R 14 com a marca do organizador na parede do pneu. O objetivo é uma vez mais a competitividade e o baixo custo.

Troféu C1

Troféu C1 promete!

Depois de tudo isto e de mais um ou outro pormenor como as películas coloridas e transparentes nos espelhos para reduzir o reflexo da luz e a propagação de partes deste em caso de quebra, o gancho de reboque e a rede para a janela, o teu Citroën C1 está pronto para a competição.

Nesta primeira temporada do Troféu C1 vão alinhar mais de 40 carros na grelha de partida e um deles será da equipa Razão Automóvel/Clube Escape Livrea primeira curva vai ser bonita…

A primeira prova é já dia 7 de abril em Braga, mas nós vamos fazer alguns testes antes disso… está atento ao nosso website, Instagram e YouTube para não perderes nenhum momento da nossa participação no Troféu C1.

Quanto custa tudo isto?

Em breve, noutro artigo, vamos fazer as contas todas e dizer-te quanto podes gastar para ter um Citroën C1 pronto a fazer o Troféu. Está atento!”