Notícias Navio com 3 mil carros está a arder. Carro elétrico poderá ser a causa

Incêndio

Navio com 3 mil carros está a arder. Carro elétrico poderá ser a causa

O incêndio no navio Fremantle Highway, que transportava 3 mil automóveis e tinha como destino o Egito, fez um morto e vários feridos.

Fremantle-Highway-incendio-paises-baixos-3-mil-automoveis
© Project Cargo Journal

Uma pessoa morreu e várias ficaram feridas depois do cargueiro Fremantle Highway, que transportava quase 3000 automóveis, se ter incendiado ao largo da costa dos Países Baixos, no Mar do Norte.

O navio, com 199 metros de comprimento, tinha saído de Bremerhaven, na Alemanha, e tinha como destino o Egito. De acordo com a Automotive News Europe, toda a tripulação era indiana.

Há um morto e vários feridos a registar, sendo que muitos membros da tripulação tiveram que saltar borda fora para escapar às chamas. As autoridades já conseguiram extrair os 23 tripulantes.

A NÃO PERDER: Chamam-se navios Ro-Ro e «engolem» milhares de carros

O incêndio começou esta terça-feira à noite e de acordo com a guarda costeira neerlandesa, citada pela Automotive News Europe, pode durar vários dias.

MV Reijin
Em 1988 o MV Reijin, considerado por todos como o «Titanic dos automóveis», afundou-se ao largo da costa portuguesa na sua viagem inaugural.

“O incêndio não está definitivamente controlado. É um incêndio difícil de extinguir, muito possivelmente por culpa da carga (automóveis) que o navio estava a transportar”, afirmou Edwin Versteeg, porta-voz do departamento neerlandês de vias marítimas e obras públicas.

Estão cerca de 350 Mercedes-Benz a bordo

De acordo com a Automotive News Europe, este navio transportava 2857 automóveis (tem capacidade para levar até 4000 carros) — cerca de 350 são da Mercedes-Benz, sendo que aproximadamente 25 desses carros são elétricos. E essa poderá mesmo ter sido a causa deste incêndio.

Esta forte possibilidade foi avançada pela guarda costeira neerlandesa. Em declarações à Reuters, um porta-voz desta entidade disse que o incêndio no navio terá começado junto a um automóvel elétrico.

© Kustwacht Nederland

Segundo a guarda costeira dos Países Baixos, o navio foi rebocado para fora das rotas marítimas e pode afundar. Estava 27 quilómetros a norte da ilha holandesa de Ameland quando o incêndio começou.

Recorde-se que no ano passado aconteceu um acidente semelhante nos Açores, quando o navio Felicity Ace, que levava a bordo aproximadamente 4000 automóveis do Grupo Volkswagen, naufragou ao largo dos Açores.

Fonte: Reuters