Notícias CaetanoBus lança autocarro a hidrogénio feito em Portugal

Apresentação

CaetanoBus lança autocarro a hidrogénio feito em Portugal

A CaetanoBus acaba de lançar o H2.City Gold, o primeiro autocarro com célula de combustível a hidrogénio com tecnologia Toyota.

CaetanoBus H2.City Gold

Fruto de uma parceria de desenvolvimento entre a Toyota Motor Europe e a CaetanoBus SA, o H2.City Gold foi apresentado no Busworld deste ano, que decorre em Bruxelas, Bélgica.

Trata-se de um autocarro elétrico, mas ao invés de recorrer a baterias, como o já conhecido e.City Gold, o H2.City Gold recorre a uma célula de combustível a hidrogénio, tecnologia derivada da do Toyota Mirai.

As vantagens relativamente ao e.City Gold refletem-se numa autonomia superior e um tempo inferior de abastecimento. O H2.City Gold apresenta uma autonomia de 400 km (300 km para o e.City Gold) e o tempo de reabastecimento dos cinco tanques de hidrogénio (capacidade total de 37,5 kg) é de apenas nove minutos com hidrogénio pressurizado a 350 bar.

VÊ TAMBÉM: Mais desejável e vai mais longe. Este é o novo Toyota Mirai
CaetanoBus H2.City Gold

Tal como no Mirai e em outros veículos com célula de combustível a hidrogénio, as únicas emissões resultantes são vapor de água.

Para os que possam sentir receio de viajar com cinco tanques cheios de hidrogénio sobre as suas cabeças, não houve meias medidas em relação à segurança. O H2.City Gold está equipado com sensores de fuga de hidrogénio e colisão, cortando automaticamente o fornecimento de hidrogénio caso seja detetada uma fuga ou colisão.

A célula de combustível e os tanques de hidrogénio estão localizados no tejadilho, e o H2.City Gold está disponível em dois tamanhos: 10,7 m e 12 m de comprimento. A garantir a sua locomoção temos um motor elétrico com 180 kW de potência, o equivalente a 245 cv.

VÊ TAMBÉM: CaetanoBus. A primeira a fabricar autocarros a hidrogénio na Europa

Fabricado cá em Portugal, as primeiras entregas do H2.City Gold acontecem já em 2020, com testes-piloto a acontecerem, nos próximos meses, em várias cidades europeias.

“Graças à longa relação com a Toyota, ao seu entendimento face aos requisitos de mercado e às suas capacidades técnicas, a CaetanoBus foi o parceiro ideal para começar o desenvolvimento das nossas atividades de venda de pilhas de hidrogénio. Estou ansioso para receber o primeiro feedback do mercado deste projeto e expandir o negócio de fornecimento da tecnologia das pilhas de combustível a hidrogénio.”

Johan van Zyl, Presidente e CEO da Toyota Motor Europe

Sabe esta resposta?
Quantos cavalos tem o Mercedes-AMG GT R?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Mercedes-AMG GT R em vídeo. Que ABUSO de carro!
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Mercedes-AMG GT R em vídeo. Que ABUSO de carro!