Notícias Comprar um Bugatti é caro? A manutenção não fica atrás…

Manutenção

Comprar um Bugatti é caro? A manutenção não fica atrás…

Que a compra de um Bugatti só está ao alcance de alguns, poucos, já todos sabemos. Mas, e manutenção? Revelamos-te tudo com o que deves contar!

Bugatti Veyron

Considerada a marca-referência entre os principais fabricantes de hiperdesportivos de luxo, a Bugatti continua a ser um verdadeiro caso à parte, não indo além da produção de um modelo de cada vez, com produções artesanais, de números extremamente reduzidos e preços assombrosamente altos.

Com o único motor W16 quadriturbo da indústria automóvel, a debitar um máximo de 1200 cv de potência no Veyron e 1500 cv no Chiron, e equipado com algumas das tecnologias mais avançadas do setor, a realidade é que não basta ter dinheiro para comprar um Bugatti; é preciso ter também arcaboiço financeiro para o manter! Já que, em nenhum outro automóvel, se aplica tão bem a máxima popular portuguesa, segundo a qual “um carro come connosco à mesa”!

Manutenções? Exclusivamente na marca!

Assim e apenas como início de conversa, é preciso sublinhar que, qualquer Bugatti Chiron ou Veyron, só pode ser assistido num lugar: as oficinas oficiais da marca. Ou, então, no caso de ser uma intervenção urgente e mais simples, por um dos já famosos Flying Doctors.

Bugatti Flying Doctor 2018

Os Flying Doctors são engenheiros experimentados que o fabricante tem permanentemente de prontidão. Estes “doutores” estão sempre prontos para viajar, de imediato, para qualquer ponto do globo, para dar assistência a qualquer veículo da marca.

No caso da viatura ter de ser despachada para uma oficina oficial ou até mesmo para a sede da Bugatti, em Molsheim (o que, em muitos casos, até é o mais provável…), na Alsácia francesa, a marca garante o seu retorno, após reparação, na própria casa do cliente, ou onde quer que este o deseje.

Pensar em abdicar desta obrigatoriedade, apenas e só com o intuito de fugir a custos elevados, significa perder a garantia de fábrica, com todos os problemas daí recorrentes. É que um diamante deste quilate não é coisa que possa passar sem o cumprimento rígido do plano de manutenção!

Mudar o óleo por 21 mil dólares…

Mas vamos a contas. Segundo revela Salomondrin, um conhecido youtuber que não tem problemas em revelar todos os detalhes dos carros que possui ou ensaia, mudar o óleo de um Bugatti Veyron custa qualquer coisa como 21 000 dólares (17 972 euros), ao passo que, mudar os quatro pneus do mesmo modelo, custa 30 000 euros (25 674 euros) — afinal, são pneumáticos desenvolvidos pela Michelin, específicos para o Veyron, capazes de aguentar velocidades até 415 km/h. Ou, em situações limite, os 431 km/h.

No entanto e caso haja necessidade de mudar, pelo menos, três pneus, a Bugatti recomenda igualmente que se troquem as quatro jantes. Isto devido à necessidade de aplicação de um adesivo especial, na jante, que melhora a relação entre esta e o pneumático, nos esforços de transmissão dos 1500 Nm de binário ao solo. Preço desta intervenção: 120 000 dólares (102 695 euros).

Finalmente e quanto às revisões programadas, de carácter anual, têm um custo médio de 30 000 euros.

Todas estas intervenções são caras? A própria Bugatti tem uma solução capaz de atenuar todos estes custos: um plano de revisões e reparações integral, por 50 000 dólares (42 789 euros) ao ano. É certo que não engloba pneus e jantes, mas, pelo menos, quanto ao resto, vais poder dormir tranquilo…

Sabe esta resposta?
Quantos híbridos plug-in estão previstos para o Mercedes-Benz Classe A?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Não uma, mas duas versões híbridas plug-in para o Mercedes-Benz Classe A