Notícias Bugatti Centodieci. Tributo ao EB110 já tem protótipo funcional

Desenvolvimento

Bugatti Centodieci. Tributo ao EB110 já tem protótipo funcional

O desenvolvimento do Bugatti Centodieci não para. Agora, depois de o ter mostrado como show car, a marca de Molsheim criou o primeiro protótipo funcional.

Bugatti Centodieci

Revelado no Pebble Beach Concours d’Elegance, nos Estados Unidos da América, no ano passado, o Bugatti Centodieci está cada vez mais perto da produção.

Não só era uma referência ao 110º aniversário da marca — a marca foi fundada em 1909 —, como também ao Bugatti EB110 que serviu de musa inspiradora, o Centodieci terá a produção limitada a apenas 10 unidades, e claro, todas elas já estão vendidas.

Cada uma delas terá um preço a começar nos oito milhões de euros (sem impostos) e uma delas pertence a Cristiano Ronaldo. Quanto à data de entrega das primeiras unidades, esta deverá começar em 2022.

VÊ TAMBÉM: Diretor da Bugatti e Lamborghini: “o motor de combustão deve durar tanto tempo quanto possível”
Bugatti Centodieci

Um longo processo

O nascimento deste primeiro protótipo permite aos engenheiros da Bugatti testarem os diversos componentes do Centodieci e obterem dados para as simulações em computador.

No futuro a marca francesa vai produzir uma carroçaria para levar a cabo mais simulações e para testar as soluções aerodinâmicas no túnel de vento, sendo que, dentro de alguns meses devem arrancar os testes em pista.

Bugatti Centodieci
VÊ TAMBÉM: Até o “unboxing” do Bugatti Divo é digno de um filme

Acerca do “nascimento” deste protótipo, Andre Kullig, gerente técnico de projetos one-off da Bugatti, afirmou “Eu estava muito ansioso para o primeiro protótipo do Centodieci”.

Ainda sobre o desenvolvimento do Centodieci, Kullig, que esteve envolvido no desenvolvimento do La Voiture Noire e do Divo declarou: “Com a nova carroçaria, há mudanças em muitas áreas que tivemos que simular usando programas de computador especiais. Com base nos dados, conseguimos estabelecer uma configuração básica como ponto de partida para o desenvolvimento em série e o primeiro protótipo”.

Apesar de o desenvolvimento do Bugatti Centodieci estar ainda em fase embrionária, há alguns dados do novo modelo da marca de Molsheim que já são conhecidos.

Bugatti Centodieci

Por exemplo, apesar de ter o mesmo W16 com quatro turbos e 8.0 l do Chiron, o Centodieci vai contar com mais 100 cv, alcançando os 1600 cv. Cerca de 20 kg mais leve que o Chiron, o Centodieci alcança os 100 km/h em 2,4s, os 200 km/h em 6,1s e os 300 km/h em 13s. Já a velocidade máxima está limitada aos 380 km/h.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o Bugatti EB110?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Bugatti EB110. O último Bugatti antes da era Volkswagen
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Bugatti EB110. O último Bugatti antes da era Volkswagen