Notícias BMW junta-se à Valorcar e à ZEEV para reutilizar baterias

Tecnologia

BMW junta-se à Valorcar e à ZEEV para reutilizar baterias

A estratégia Battery2ndLife é a visão da BMW para a reutilização de baterias no futuro. E já há um exemplo da aplicação desta estratégia em Portugal.

BMW i3 ACAP

Um dos principais problemas apontados à crescente aposta nos automóveis elétricos assenta, acima de tudo, na questão da reciclagem/reutilização das baterias. Ora, para fazer face a esse problema, a BMW decidiu desenvolver uma estratégia de reutilização das baterias instaladas nas suas viaturas, o Battery2ndLife.

Com a estratégia Battery2ndLife, a marca alemã pretende reutilizar baterias que já tenham atingido o seu fim de vida em automóveis elétricos em funções menos exigentes, como no armazenamento de energia.

Um dos melhores exemplos da aplicação desta estratégia vem de Leipzig, onde se localiza a BMW Battery Storage Farm onde 700 baterias de BMW i3 reutilizadas armazenam a energia produzida por turbinas eólicas localizadas no edifício.

VÊ TAMBÉM: Os filtros de partículas chegam aos… travões
BMW i3 ACAP
A estratégia Battery2ndLife pretende reaproveitar as baterias do BMW i3 quando estas deixam de servir para alimentar o motor elétrico do modelo alemão.

Portugal também é exemplo

Mas nem só de projetos na Alemanha se faz a aplicação da estratégia Battery2ndLife e a prova disso mesmo é o projeto que associou a BMW Portugal à Valorcar e à ZEEV. O projeto em causa tem como objetivo garantir a sustentabilidade do edifício sede da ACAP e da Valorcar em Belém ao mesmo tempo que apresenta uma solução para as baterias em fim de vida.

Assim, em parceria com a ZEEV, foram instalados no edifício 62 painéis solares bem como uma bateria usada pelo BMW i3 de 94 Ah (entre outras baterias). A isto juntou-se ainda a instalação de um posto de carregamento para dois veículos elétricos.

VÊ TAMBÉM: Testámos o BMW i3s: agora só em modo elétrico
BMW i3 ACAP
O projeto incluiu a instalação de dois postos de carregamento para automóveis elétricos.

E o resultado disto tudo? Um sistema fotovoltaico capaz de produzir anualmente cerca de 32 MWh de energia (o equivalente ao consumo anual de 19 habitações) e que vai permitir evitar que se emitam 32 toneladas de CO2.

Sabe esta resposta?
Qual é a cilindrada do BMW 840d xDrive Cabrio?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

BMW 840d xDrive Cabrio testado em vídeo. Diesel faz sentido?