Notícias Está confirmado! BMW i4 será um rival direto do Tesla Model S

Elétricos

Está confirmado! BMW i4 será um rival direto do Tesla Model S

Depois de vários rumores, a BMW acaba de confirmar o verdadeiro rival do Tesla Model S — o BMW i4. Cuja chegada ao mercado só deverá, no entanto, acontecer, já na próxima década.

BMW i Vision Dynamics

Modelo que faz parte da já anunciada estratégia de alargamento da gama elétrica “i”, o BMW i4 terá por base, segundo revelou o CEO da marca alemã, Harald Kruger, à margem do Salão de Genebra, o protótipo BMW i Vision Dynamics que o construtor deu a conhecer no Salão de Frankfurt de 2017. Com a produção do novo modelo a ser entregue, desde já, à fábrica de Munique.

No Salão de Frankfurt do ano passado mostrámos uma das nossas visões para o futuro da mobilidade elétrica, com a apresentação do BMW iVision Dynamics. Esse automóvel vai tornar-se realidade. Vamos construí-lo em Munique – será o BMW i4.

Harald Krueger, CEO da BMW
BMW i-Vision Dynamics Concept 2017

BMW i4 elétrico, com autonomia para 600 km

Quanto à questão da propulsão, a BMW aponta como objetivos para esta nova proposta, não apenas uma autonomia na ordem dos 600 quilómetros, mas também prestações que deverão rondar os 200 km/h de velocidade máxima, assim como 4,0 s na aceleração dos 0 aos 100 km/h. Resta agora saber se o conseguirá, até porque não deixaria de ser um excelente cartão de visita; especialmente, face àquilo que é, por exemplo, a autonomia anunciada pelo rival (assumido) Tesla Model S — 490 km, na versão equipada com bateria de 75 kWh.

RELACIONADO: O futuro do grupo BMW. O que esperar até 2025

O modelo deverá estrear também a quinta geração da tecnologia de baterias utilizada pela BMW, que começará a aparecer igualmente em vários híbridos plug-in e elétricos, por volta de 2020.

BMW i-Vision Dynamics Concept 2017

BMW i4 só para a próxima década

Antes do lançamento do i4, deverá surgir a nova geração Mini Electric, já em 2019; a variante elétrica do SUV X3, em 2020; e o muito aguardado BMW iNext, agendado para 2021. Com o i4 a chegar, ao que tudo indica, por volta de 2022.

Recorde-se que a BMW estipulou já como objetivo ter em comercialização, até 2025, um total de 25 veículos elétricos ou eletrificados, entre híbridos, híbridos plug-in e elétricos. Dando assim continuidade a uma estratégia que, só em 2017, permitiu ao fabricante de Munique comercializar mais de 100 mil automóveis do género, não só da marca BMW, mas também Mini.

Sabe esta resposta?
A partir de que data é que o sistema eCall passa a ser obrigatório na UE?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

eCall torna-se obrigatório já a partir de 31 de março
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

eCall torna-se obrigatório já a partir de 31 de março