Notícias BMW i Vision Dynamics. Este será o futuro i5

Salão de Frankfurt 2017

BMW i Vision Dynamics. Este será o futuro i5

O BMW i Vision Dynamics antecipa o terceiro modelo elétrico da gama i, posicionando-se entre os i3 e i8.

BMW i Vision Dynamics

Após a divulgação de algumas patentes que se especulava ser o futuro BMW i5, acho que posso falar por todos quando digo que podemos respirar de alívio. O BMW i Vision Dynamics apresentado no Salão de Frankfurt, e que prevê o futuro i5 que deverá chegar em 2021, não tem nada a ver, felizmente, com essas patentes.

O i Vision Dynamics poderia muito bem ser o próximo Série 4 Gran Coupe. Em termos de dimensões situa-se a meio entre um Série 3 e um Série 5 – 4,8 m de comprimento, 1,93 m de largura e apenas 1,38 m de altura. Será, naturalmente, totalmente elétrico, anunciando números prometedores: 600 km de autonomia, 4,0 segundos dos 0 aos 100 km/h e mais de 200 km/h de velocidade máxima.

BMW i Vision Dynamics

O BMW i Vision Dynamics combina mobilidade elétrica com os valores essenciais da BMW: dinamismo e elegância. Estamos assim a demonstrar como é que uma gama de produtos e a linguagem de design BMW i pode evoluir mais para outros concepts.

Adrian van Hooydonk, Vice Presidente Senior BMW Group Design

Caberá também ao i Vision Dynamics estrear a próxima geração do sistema elétrico a baterias da BMW, prometendo um salto expressivo em densidade energética e autonomia. Mas mais importante é talvez a aposta na tecnologia para veículos autónomos, prometendo alcançar os níveis 3 e 4. A marca no entanto diz estar a trabalhar de cima para baixo.

BMW i Vision Dynamics

Querem compreender já como é que o nível 5 de autonomia funciona – que prescinde totalmente do condutor -, e então ir limitando as suas funções para os níveis abaixo. A BMW espera apresentar o seu primeiro veículo autónomo de nível 5 já em 2025, ano que o número de modelos eletrificados na marca ascenderá a 25, 12 dos quais totalmente elétricos.

Curiosamente o i Vision Dynamics não é o iNext que já tinha sido badalado para chegar na mesma altura. Segundo a BMW, o iNext deriva do concept Vision Next 100 e deverá adotar a forma de um crossover, com i7 a ser sugerido como a sua futura denominação.

Com o BMW i Vision Dynamics estamos a demonstrar como prevemos a mobilidade elétrica do futuro entre o i3 e o i8: um dinâmico e progressivo Gran Coupé de quatro portas.

BMW chairman Harald Krüger

Harald Krüger, presidente da BMW
RELACIONADO: Enxurrada de elétricos. Mais de 60 novidades nos próximos cinco anos.