Notícias Um Bentley é demasiado comum? A marca responde com o exclusivo Bacalar

Apresentação

Um Bentley é demasiado comum? A marca responde com o exclusivo Bacalar

O Bentley Bacalar é o primeiro de uma nova série de modelos especiais e muito limitados da marca britânica, estando a cargo da sua divisão Mulliner.

Ver vídeo

Têm sido muitos os projetos “one-off” ou modelos especiais produzidos em pequenas séries que temos visto de várias marcas — Ferrari, Aston Martin, Lamborghini, Rolls-Royce, McLaren, Bugatti —, e, naturalmente, a Bentley não iria querer perder parte da ação. É este o contexto que dá origem ao Bentley Bacalar da divisão Mulliner da marca britânica.

A Mulliner é a divisão responsável pelos mais personalizados e opulentos Bentley, mas não se fica por aí. O ano passado anunciou a produção de 12 unidades de continuação do histórico Team Blower de 1929, assim como restaurou um Bentley Corniche de 1939.

Só faltava mesmo desenvolver e produzir modelos únicos, ou para muito poucos, altamente exclusivos e personalizados, quase como que um regresso às origens coachbuilt da Mulliner.

ESPECIAL: Salão de Genebra 2020 CANCELADO mas… as novidades continuam aqui!

O Bentley Bacalar é o primeiro dessa nova era. Limitado a apenas 12 unidades, tem um preço a começar nas 1,5 milhões de libras (mais de 1,71 milhões de euros) e… já todos foram alocados.

De acordo com a Bentley, trata-se de uma barchetta (literalmente, pequeno barco), uma carroçaria aberta e apenas dois lugares, e de desenho fortemente influenciado no aclamado concept EXP 100 GT — não admira, pois foram desenhados em paralelo —, apresentado o ano passado para celebrar o centenário da marca.

Além da influência nas linhas, o EXP 100 GT também influenciou a escolha dos materiais, que incluem o recurso a cinza de casca de arroz para a tinta, lã natural britânica, e até madeira submersa com 5000 anos.

A motivar o Bacalar encontramos o W12 de 6.0 l já conhecido de outros Bentley. Neste roadster debita 659 cv e 900 Nm de binário e a transmissão é às quatro rodas (Active All-Wheel-Drive System) — a marca indica que o Bacalar recorre apenas ao eixo traseiro o máximo possível em condução normal para “otimizar a eficiência e a performance dinâmica”.

Bacalar é um raro e notável Bentley, e apesar de claramente definido, será uma experiência extraordinária e colaborativa para apenas 12 perspicazes pessoas que agora irão co-criar, colecionar, conduzir e valorizar um dos 12 a serem construídos.

Adrian Hallmark, Presidente e CEO da Bentley Motors