Notícias EXP 100 GT. Este é o Bentley do futuro

Apresentação

EXP 100 GT. Este é o Bentley do futuro

A Bentley celebra o seu primeiro centenário revelando um manifesto rolante, o EXP 100 GT, que permite descobrir o que o futuro reserva para a marca.

Bentley EXP 100 GT

O Bentley EXP 100 GT, o presente de centenário da marca britânica para nós, pode muito bem ser o retrato mais fiel do que será um grand tourer da Bentley em 2035. Não só no plano estético, mas sobretudo no plano tecnológico e de sustentabilidade.

É esse o foco do EXP 100 GT, um manifesto rolante do que será a mobilidade de luxo sustentável, assente sobre dois pilares, condução autónoma e movida a eletricidade.

Trata-se de um enorme coupé — 5,8 m de comprimento por aproximadamente 2,4 m de largura —, com duas portas de acesso também elas de enormes dimensões (dois metros cada). Elas abrem para fora e para cima, ficando a quase três metros do chão no seu ponto mais elevado.

RELACIONADO: Bentley Flying Spur. Puro luxo, mas capaz de atingir 333 km/h
Bentley EXP 100 GT

O seu desenho remete para as mesmas premissas do Continental GT, ainda que com proporções algo distintas — a ausência de um motor de combustão interna permite uma frente mais curta. Os elementos visuais que conhecemos da Bentley encontram-se presentes, ainda que reinterpretados ou reposicionados: repare-se, por exemplo, na forma como os faróis agora interagem com a grelha.

O Bentley EXP 100 GT representa o tipo de carros que queremos fazer no futuro. Como os Bentley icónicos do passado, este carro liga-se às emoções dos seus passageiros e ajuda-os a experienciar e salvaguardar as memórias das viagens realmente extraordinárias que fazem.

Stefan Sielaff, Diretor de Design Bentley
Bentley EXP 100 GT

Peso-pluma… de 1900 kg

Apesar das vastas dimensões, superiores a qualquer Bentley atual, a marca britânica prevê um peso de “apenas” 1900 kg para o seu EXP 100 GT — um Continental GT tem mais 350 kg —, um valor notável até pelo facto de ser 100% elétrico. Revela não só o recurso a materiais como alumínio e fibra de carbono, mas sobretudo, à evolução esperada nas baterias do futuro.

De acordo com a Bentley, estas oferecerão cinco vezes mais densidade que as atuais, o que permitirá reduzir a quantidade de baterias a instalar no automóvel, refletindo-se na redução de massa, além de permitirem percorrer maiores distâncias — o EXP 100 GT é anunciado com uma autonomia máxima possível de 700 km. Também as baterias poderão ser carregadas até 80% da sua capacidade em apenas 15 minutos.

Bentley EXP 100 GT

Serão quatro os motores elétricos, garantindo tração às quatro rodas e vetorização do binário. As prestações previstas em linha reta bem que poderiam ser as de um superdesportivo: menos de 2.5s para atingir os 100 km/h e uma velocidade máxima de 300 km/h. Não sabemos qual a potência máxima, mas a Bentley anuncia um máximo de 1500 Nm de binário (!).

RELACIONADO: Bentley Continental GT junta-se ao Bentayga entre os recordistas de Pikes Peak

Assistente Pessoal

Além da opulência que emana, seja através dos materiais sustentáveis escolhidos para o seu interior — desde madeira Riverwood (madeira submersa) com 5000 anos com infusões de cobre, a revestimentos têxteis orgânicos derivados da produção de vinho que parece pele, tapetes em lã, e superfícies interiores revestidas a algodão —, o maior destaque é talvez o assistente pessoal ou o Bentley Personal Assistant AI.

Este tem como missão oferecer uma experiência de utilização personalizável aos passageiros, através de cinco modos distintos: Enhance, Cocoon, Capture, Re-Live e Customize. A interação com a AI (inteligência artificial) é efetuada via gestos manuais à frente ou atrás do Crystal Cumbria que se encontra a meio do interior.

O modo Enhance traz para o interior estímulos exteriores como luz, som e até cheiros, oferecendo uma viagem holística, como se tratasse quase de um descapotável. O modo Cocoon (casulo) cria um espaço protetor, com purificação do ar e até torna certas áreas vidradas opacas. O modo Capture… captura experiências tanto dentro e fora do carro, que passarão a fazer parte da história única de cada carro e que poderemos recordar com o modo Re-Live.

Os interfaces recorrem a realidade aumentada, displays OLED e um ecrã dianteiro que permite ver filmes e outros media, quando o EXP 100 GT é usado como veículo autónomo.

Manifesto

O EXP 100 GT segue uma já longa linha de protótipos da Bentley, que anteciparam, de uma forma ou outra, o que esperar dos seus futuros modelos. Apesar de ser, talvez, o mais futurista dos vários protótipos EXP, não o descuremos como um exercício superficial — trata-se de um manifesto de intenções, tanto do ponto de vista visual, material e tecnológico.

Bentley EXP 100 GTBentley EXP 100 GT