Notícias Fica a saber como o Volkswagen ID.4 vai “falar” com os passageiros

Arranque a Frio

Fica a saber como o Volkswagen ID.4 vai “falar” com os passageiros

Numa era em que os carros conectados são a norma, o Volkswagen ID.4 tem uma forma original e algo peculiar de comunicar com os seus ocupantes.

Volkswagen ID.4 ID.Light

A interação entre humano e automóvel é cada vez mais complexa (e completa) e talvez por isso o Volkswagen ID.4 tem uma forma peculiar e original de comunicar com os seus ocupantes: através de luzes.

Designado ID.Light, este sistema recorre a 54 LED que se estendem a toda a largura do tabliê e permitem ao ID.4 “falar” com o condutor e ocupantes.

Como é que funciona? Simples. Estes LED adotam diversas cores, padrões e animações para passarem uma mensagem.

A NÃO PERDER: Vai fazer história como o Carocha? Testámos o Volkswagen ID.3 First Max (58 kWh)

Por exemplo, movem-se na direção das instruções de navegação, têm um padrão específico durante o carregamento (que permite averiguar o seu estado) e ainda contam uma animação específica que não só dá as boas vindas a bordo do ID.4 como indica que ligámos ou desligámos o carro. Além disto, quando o condutor recebe uma chamada, estes piscam numa luz verde e em caso de travagens de emergência piscam com uma luz vermelha.

De acordo com a Volkswagen, este sistema não só permite uma nova e inovadora forma de comunicação entre o carro e os seus ocupantes, como diminui as distrações ao volante.

Os Volkswagen ID.4 e ID.3 são os primeiros modelos da marca alemã a oferecerem de série este sistema. Ao longo do tempo, a marca planeia melhorar o sistema através de atualizações remotas ou over-the-air.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Volkswagen Lupo GTI?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Glórias do Passado. Volkswagen Lupo GTI, genuíno “pocket rocket”