Notícias Nem um salpico de ramen com a tecnologia Nissan e-4ORCE

Arranque a Frio

Nem um salpico de ramen com a tecnologia Nissan e-4ORCE

O Ariya vai estrear a tecnologia e-4ORCE e para mostrar o seu funcionamento suave, a Nissan criou uma bandeja motorizada de taças de ramen.

Nissan sistema e-4ORCE Ver vídeo

Há já algum tempo que a Nissan promove as suas novas tecnologias de forma criativa e a demonstração de como funciona a tecnologia e-4ORCE não é exceção.

Para demonstrar o funcionamento da tecnologia que vai estrear no Nissan Ariya, a marca japonesa criou uma pequena bandeja motorizada — com dois pequenos motores elétricos — que transporta taças de ramen num balcão, sem que haja salpicos.

Se a tarefa parece fácil à partida, quando vemos a velocidade a que a pequena bandeja se desloca ao transportar a taça de ramen, parece que vai entornar grande parte do conteúdo ao chegar ao seu destino.

A NÃO PERDER: Qashqai e-Power. O crossover híbrido da Nissan que parece um elétrico a gasolina

É precisamente nesse momento que as capacidades da tecnologia e-4ORCE para gerir com precisão a entrega da potência e a travagem se tornaram evidentes, mostrando ter uma desaceleração incrivelmente suave e evitando o «mergulho» da frente durante a travagem.

Para tal contribuem os dois motores elétricos (um em cada eixo) que operam de forma independente, com uma afinação especial pelos engenheiros da Nissan.

No «mundo real» deverá evitar aquele solavanco final antes do Ariya parar, contribuindo para deslocações mais suaves. Será que funcionará tal como vemos no vídeo?


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Nissan Sunny GTi-R?