Notícias ESP. Sim ou não? O vídeo que acaba com as dúvidas

Arranque a Frio

ESP. Sim ou não? O vídeo que acaba com as dúvidas

Este vídeo promete eliminar todas as dúvidas que possas ter sobre a importância do ESP (Programa Eletrónico de Estabilidade).

Nissan Kicks teste alce Autologia 2018 Ver vídeo

A febre dos crossovers e SUV, levou a um crescimento em altura das carroçarias e das distâncias ao solo dos automóveis em circulação. Perante este cenário, tecnologias como o ESP (Programa Eletrónico de Estabilidade) são cada vez mais importantes.

Este teste, levado a cabo pelos nossos colegas do website mexicano Autologia, demonstra a importância deste sistema. O carro em teste é um Nissan Kicks, não comercializado em Portugal, mas com posicionamento similar ao “nosso” Juke no México.

No teste do alce, a diferença entre não ter e ter ESP é fundamental para um resultado positivo. Este sistema ainda permanece como equipamento opcional em muitos carros no México, ao contrário do mercado europeu, onde é obrigatório desde 1 de novembro de 2014 nos veículos de passageiros e veículos comerciais ligeiros com até 3,5 toneladas.

O vídeo arranca primeiro com uma unidade sem ESP, e depois com ESP (14:15), a 60 e 65 km/h. Para ver a comparação direta salta para os 15:51. Deixarás de ter dúvidas sobre a razão de existência do ESP.

RELACIONADO: O carro mais eficaz no «teste do alce» é um…

Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 9h00 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Qual o tipo de motor que sempre equipou o Dodge Viper?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este Dodge Viper foi modificado pela… McLaren
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Este Dodge Viper foi modificado pela… McLaren