Notícias Pode um T-Roc R surpreender um GLE 53 e um Cayenne Hybrid numa drag race?

Arranque a Frio

Pode um T-Roc R surpreender um GLE 53 e um Cayenne Hybrid numa drag race?

O pequeno Volkswagen T-Roc R parece estar a mais nesta drag race, entre os maiores e mais potentes Mercedes-AMG GLE 53 e Porsche Cayenne Coupe Hybrid. Ou será que está?

Volkswagen T-ROC R vs MErcedes-AMG GLE 53 vs Porsche Cayenne Coupe E-Hybrid

É o menos potente, mas é também o mais leve, e por larga margem. O Volkswagen T-Roc R pesa “apenas” 1575 kg, pelo que os 300 cv que debita, em conjugação com a DSG de sete velocidades e a tração às quatro rodas garantam-lhe, no papel, o tempo mais rápido nos 0-100 km/h, com 4,8s.

Melhor, surpreendentemente, que os 5,3s e 5,1s do Mercedes-AMG GLE 53 e do Porsche Cayenne Coupe E-Hybrid, respetivamente. Apesar de mais potentes — 435 cv para o GLE 53 e 462 cv para o Cayenne Coupé E-Hybrid — e terem também tração às quatro rodas e transmissões automáticas (nove velocidades para o GLE, oito para o Cayenne) são tão, mas tão mais pesados que o T-Roc R.

O GLE 53 anuncia “gordos” 2305 kg, mas o Cayenne Coupe E-Hybrid suplanta-o com 2435 kg — 730 kg e 860 kg a mais, respetivamente, que o T-Roc R!

TENS DE VER: Audi SQ2 vs BMW X2 M35i vs Volkswagen T-Roc R. Qual o mais rápido “HOT SUV”?

Ou seja, a calculadora diz-nos que, tecnicamente, é o menos potente deste trio de SUV que tem a relação peso-potência mais favorável: 5,25 kg/cv contra 5,29 kg/cv do GLE e 5,27 kg/cv do Cayenne.

Mas conseguirá o Volkswagen T-Roc R transpor essa vantagem no papel para o mundo real? O vídeo da carwow é esclarecedor:


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Qual foi o vencedor do Carro do Ano em Portugal em 1996?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Audi A4. Vencedor do troféu Carro do Ano 1996 em Portugal