Notícias O Carver está de volta como elétrico e ainda se “deita” nas curvas

Arranque a Frio

O Carver está de volta como elétrico e ainda se “deita” nas curvas

Recordam-se do Carver One? Pois bem, o Carver está de volta, mas agora mais pequeno e elétrico, e ainda impressiona por conseguir deitar-se nas curvas.

Carver

O Carver pode ser um modelo novo, mas o seu design e a capacidade de inclinar quando curva, como uma mota, não são de agora.

O desenvolvimento do original iniciou-se na década de 90, culminando no Carver One, lançado em 2003. Três rodas, um volante e a capacidade de se inclinar até 45º garantiram-lhe o estatuto de uma das mais divertidas experiências de condução que poderíamos comprar.

Mas o seu preço elevado (entre 45-60 mil euros) ditou o seu insucesso — foram produzidas apenas 250 unidades até 2009.

VEJAM TAMBÉM: Anti-Citroën Ami. Triggo, o quadriciclo que consegue ficar mais estreito

Mas agora voltou, simplesmente como Carver e como elétrico, prescindindo do três cilindros turbo da Daihatsu que o equipava.

Mas mudou muito mais que isso. O Carver elétrico é bem mais curto e estreito que o One, sendo agora legalmente um motociclo de três rodas — o Renault Twizy é, talvez, o seu mais próximo rival.

Se o One tinha 68 cv, o elétrico tem apenas 5,4 cv (4 kW) e a bateria de 5,4 kWh que traz é suficiente para percorrer 100 km, atingindo os 45 km/h.

Carver Sport

Porém, não perdeu a capacidade de inclinar — máximo de 40º —, o que continua a fazer dele uma experiência de condução única.

Bónus: Richard Hammond, no Top Gear, a testar o original, o Carver One:


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Onde foi produzido o último Citroën 2CV?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

O último dos… Citroën 2CV feitos «falava» português