Notícias É possível conduzir de capota aberta a chover e não nos molharmos?

Arranque a Frio

É possível conduzir de capota aberta a chover e não nos molharmos?

Conduzir um descapotável com a capota aberta a chover parece ser uma receita para um duche indesejado… ou talvez não — a ciência explica.

Mercedes-Benz Classe C Cabriolet

Os donos de descapotáveis certamente saberão responder rapidamente à pergunta que serve de título a este artigo, e até por experiência própria deste vosso autor, acreditem: é possível conduzir com a capota aberta a chover sem que uma gota nos atinja.

Não é muito difícil perceber o fenómeno. A partir de uma certa velocidade a aerodinâmica do carro fará com que o fluxo de ar que sobe pelo para-brisas, prosseguindo em direção à traseira do carro, funcione como um teto virtual, uma espécie de escudo de força, que impede a chuva de entrar no habitáculo.

Um Mazda MX-5, como o vídeo refere, é talvez o melhor exemplo para este tipo de experiências, graças ao seu para-brisas de orientação mais vertical — o autor do vídeo refere uma velocidade de 72 km/h (45 mph) para que tal seja possível. No caso de descapotáveis de quatro lugares será preciso mais velocidade se quiserem manter os bancos de trás secos.

É tudo espetacular até apanharem trânsito lento, um cruzamento ou um semáforo…

Para perceber a ciência por trás do fenómeno, o vídeo abaixo da DriveTribe explica tudo, tintim por tintim:

VÊ TAMBÉM: Troféu C1. A nossa primeira vez em competição, agora em vídeo

Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebes o teu café ou ganhas coragem para começar o dia, fica a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
O DBS Superleggera Volante é o mais rápido descapotável da Aston Martin de sempre. Qual a sua velocidade máxima?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

DBS Superleggera Volante. O mais rápido descapotável de sempre da Aston Martin