Notícias O anel de alta velocidade mais famoso do mundo está de parabéns

Arranque a Frio

O anel de alta velocidade mais famoso do mundo está de parabéns

O Nardò Technical Center foi inaugurado a 1 de julho de 1975 e continua a ser famoso pelo seu icónico anel de alta velocidade com 12,6 km de extensão.

Nardò Technical Center, vista aérea
© Porsche

O Nardò Technical Center, localizado no sul de Itália, foi inaugurado pela FIAT há 50 anos e adquirido pela Porsche em 2012. Continua a ser hoje um dos complexos de testes mais famosos do mundo.

Ocupa uma área de 700 hectares e inclui cerca de 20 instalações, mas é o icónico anel de alta velocidade que rouba todas as atenções: são 12,6 km de extensão, uma inclinação máxima de 12º e as velocidades atingidas podem superar alegremente os 320 km/h.

Apesar de ser um círculo perfeito, na via exterior, a mais inclinada, a partir dos 240 km/h é possível largar as mãos do volante — caso se atreva —, que o carro segue a direito, como se tratasse de uma reta.

FIAT em Nardò a passar por placa a indicar direções para o anel
© FIAT Nardò, ainda nos tempos da Fiat.

Apesar de ser uma pista de testes, o anel de Nardò tem sido palco para vários recordes de resistência desde que abriu portas.

Curiosamente, o recorde de volta mais rápida foi alcançado logo em 1979 e ainda não foi batido: 403,98 km/h de velocidade média. A máquina? O Mercedes-Benz C111 (4.ª geração) equipado com um V8 turbo e 500 cv.

O Nardò Technical Center continua a servir como centro de testes, não só pela Porsche, como por outros construtores. O complexo disponibiliza vários serviços, desde testar o comportamento dinâmico à validação de sistemas avançados de assistência à condução (ADAS), entre outros.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 7h00 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.