Notícias Dos pilotos às máquinas. 50 anos WRC festejam-se no Rally de Portugal

Rally de Portugal 2022

Dos pilotos às máquinas. 50 anos WRC festejam-se no Rally de Portugal

Rally de Portugal 2022 vai acolher os festejos dos 50 anos do WRC e vai reunir carros históricos e antigos campeões do mundo no nosso país.

Walter Rohrl 1985 Rallye Sanremo Italy Photo McKlein
© McKlein

O Rally de Portugal deste ano será palco de um dos maiores encontros de sempre de Campeões do Mundo de Ralis FIA (WRC), para celebrar os 50 anos do WRC.

Os festejos iniciam-se com um jantar de gala no Parque de Assistência, na quarta-feira, 18 de maio, onde se esperam mais de 200 personalidades do WRC.

Entre eles destacam-se vários Campeões do Mundo, como Sébastien Loeb, Sébastien Ogier, Walter Röhrl, Ari Vatanen, Miki Biasion, Carlos Sainz, Marcus Grönholm, Petter Solberg e Ott Tänak, que, entre eles, acumulam 28 títulos.

A NÃO PERDER: Rally de Portugal 2022. Todos os horários do “melhor rali do mundo”
Walter Rohrl 1985 Rallye Sanremo Italy Photo McKlein
Walter Röhrl © McKlein

Também estarão presentes Michèle Mouton e Fabrizia Pons, a única dupla feminina a ganhar uma prova do WRC.

A somar a isso, e além da presença de figuras como Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA, e Carlos Barbosa, presidente do Automóvel Club de Portugal e organizador do Vodafone Rally de Portugal, estas celebrações vão ficar ainda marcadas pela exibição gratuira de um conjunto de carros históricos que estarão no Parque de Assistência, na Exponor.

Sebastien Loeb 2004 Rally Australia Photo McKlein
Sébastien Loeb © McKlein

Contudo, estes modelos emblemáticos também se vão deixar mostrar em demonstrações dinâmicas na super-especial “Coimbra” (quinta-feira), na passagem por Lousada (sexta-feira) e na super-especial “Porto-Foz” (sábado).

No total serão cerca de 30 carros clássicos a marcar presença e a representar a história de cinco décadas do WRC, entre eles o Alpine A110 que ganhou o primeiro rali do WRC, em Monte Carlo, com Jean-Claude Andruet.

LEIAM TAMBÉM: Citroën «boca de sapo» foi o vencedor mais invulgar de sempre do Rally de Portugal

E como não poderia deixar de ser, também estarão presentes alguns dos “monstros” do Grupo B, onde se incluem o Audi Quattro S1, A1 e A2, um Lancia Delta S4 e um Peugeot 205 T16.

Jean-Claude Andruet 1973 Rallye Monte-Carlo Photo McKlein
Jean-Claude Andruet © McKlein

A somar a estes destaca-se ainda a presença de modelos emblemáticos como o Lancia Stratos, o Ford Escort RS1800 e o Opel Ascona 400, aos quais se somam os mais recentes Toyota Corolla e Hyundai i20.

WRC em Portugal desde o início

Lançado em 1973 e já com passagem em 35 países, o WRC visitou Portugal logo na temporada inaugural.

A NÃO PERDER: Loeb de regresso ao Rally de Portugal com o Puma Hybrid da M-Sport Ford

A prova portuguesa ficou no calendário do Mundial de Ralis nos 29 anos seguintes, sendo que entre 2002 e 2006 acabaria por perder este estatuto. O Rally de Portugal acabaria por voltar ao WRC em 2007.

2019 — Hyundai i20 WRC — Thierry Neuville
2019 — Hyundai i20 WRC — Thierry Neuville

Considerado por muitos como “o melhor rali do mundo”, o Rally de Portugal tem em Markku Allen o seu maior protagonista e vencedor, já que o finlandês continua a ser o único que venceu o evento português por cinco ocasiões: 1975, 1977, 1978, 1981 e 1987.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi apresentado o Renault 5 Turbo PPG?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Será que foi neste Renault 5 Turbo que o novo 5 Prototype se inspirou?