Notícias Selvagem e sem amarras. Porsche 911 GT3 R rennsport é um brinquedo de sonho

Limitado a 77 unidades

Selvagem e sem amarras. Porsche 911 GT3 R rennsport é um brinquedo de sonho

O Porsche 911 GT3 R rennsport não está homologado para a competição nem tampouco pode andar na estrada. E é isso que o torna tão especial.

Porsche-911-GT3-R-Rennsport frente
© Porsche

A Porsche acaba de apresentar ao mundo o 911 GT3 R rennsport, um «monstro» com 620 cv pensado para os entusiastas e colecionadores de automóveis desportivos.

Limitado a apenas 77 exemplares, o Porsche 911 GT3 R rennsport estreou-se na “Rennsport Reunion 7”, evento que acontece por estes dias no mítico circuito de Laguna Seca, na Califórnia (EUA).

Porém, este 911 GT3 R rennsport não está homologado para competir nos campeonatos oficiais GT3 da FIA. Nem tampouco pode circular em estada. Isto porque este 911 é um autêntico «monstro», livre das amarras dos regulamentos. É um brinquedo de sonho. Ou se preferirem, um dos «track day cars» mais espetaculares que a Porsche já fez.

A NÃO PERDER: Este Porsche 911 Carrera T é uma lição de humildade para os 100% elétricos

Baseado no 911 GT3 R de competição, este rennsport destaca-se por apresentar um design distinto, com um pacote aerodinâmico ainda mais agressivo.

911-GT3-R-Rennsport traseira
© Porsche

Selvagem e à margem dos regulamentos

Segundo a fabricante de Estugarda, apenas o capô e o tejadilho do GT3 R de série foram mantidos. Todos os outros elementos da carroçaria foram modificados. Isso fica bem visível na dianteira, que ganhou entradas de ar adicionais e um difusor de ar ainda mais pronunciado.

De perfil, como certamente já repararam, não vemos qualquer espelho retrovisor lateral. No seu lugar encontramos três câmeras que enviam as imagens para os ecrãs no interior. Tudo para melhorar a eficiência aerodinâmica deste 911 GT3 R rennsport, que conta com a «mãe» de todas as asas traseiras, inspirada no icónico 935/77.

E por falar em asa traseira, os valores de downforce gerados são tão elevados que a Porsche foi obrigada a reforçá-la com dois suportes verticais adicionais. Mas há mais, é que por razões de peso a marca de Estugarda optou por não colocar grelhas na secção inferior do para-choques posterior, deixando assim a descoberto o sistema de escape com duas saídas centrais.

O desenho exterior só fica completo com as jantes BBS de 18”, que de série surgem pintadas na cor “Prata Escura Metalizada” e que reúnem todos os requisitos técnicos obrigatórios para uma jante de competição com aperto central.

911-GT3-R-Rennsport interior
© Porsche O interior é praticamente decalcado do Porsche 911 GT3 R de competição

Motor de competição sem «amarras»

O 911 GT3 R rennsport está liberto de todos os constrangimentos dos regulamentos FIA GT3 e isso também se faz sentir na mecânica, que está ainda mais selvagem.

O motor boxer de seis cilindros com 4.2 litros é o mesmo que encontramos no 911 GT3 R de competição, mas nesta versão rennsport é significativamente mais potente: passou dos 565 cv para os 620 cv, que são enviados às rodas traseiras através de uma caixa sequencial de seis relações.

Porsche-911-GT3-R-Rennsport perfil
© Porsche

Isto corresponde a uma potência de até 148 cv por litro de cilindrada, um valor notável para um motor atmosférico de competição, que é capaz de «gritar» até às 9400 rpm.

Este motor, que «aceita» combustíveis convencionais, foi pensado para funcionar com E25 (mistura de 25% de etanol e 75% de gasolina) e conta com pistões e árvores de cames desenvolvidos em específico para a ocasião.

Preço a condizer

O 911 GT3 R rennsport tem tanto de espetacular como de exclusivo e como certamente já terão imaginado, não é barato.

LEIAM TAMBÉM: O mais desejado? Novo Porsche 911 S/T tem motor do GT3 RS e caixa manual

Para assegurar uma das 77 unidades desta “peça de coleção”, como a Porsche o descreve, será necessário pagar 951 000 euros, antes de impostos, o que o atira para lá da barreira do milhão de euros.

É uma pequena fortuna, é certo, mas é esse o preço a pagar por um dos Porsche 911 mais especiais dos últimos anos.

Sabe esta resposta?
Qual destes modelos não foi desenvolvido com o auxílio da Porsche?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

19 projetos que tiveram o «dedinho» da Porsche e vocês não sabiam