Notícias Apple quer usar tecnologia de reconhecimento facial para destrancar o carro

Tecnologia

Apple quer usar tecnologia de reconhecimento facial para destrancar o carro

Ainda é só uma patente, mas a Apple parece apostada em substituir as chaves do carro pela… nossa cara. Tudo graças à tecnologia de reconhecimento facial.

A notícia foi avançada pelo site Futurism e indica que a Apple recebeu os direitos sobre uma patente para um sistema de reconhecimento facial que permite destrancar um carro. Apesar do pedido de patente ter dado entrada ainda em 2017, só agora é que o gigante tecnológico viu a patente ser publicada, mais precisamente a 7 de fevereiro.

Esta patente apresenta dois modos de como a tecnologia de reconhecimento facial da Apple poderá vir a funcionar. O primeiro consiste na instalação do sistema de reconhecimento facial no próprio carro, bastando ao utilizador parar à frente dos sensores para que estes façam o scan da sua cara e destranquem o carro.

Já o segundo requer que o utilizador tenha um iPhone (modelo X ou mais recente) usando o Face ID para destrancar o carro. Este sistema de reconhecimento facial é ainda capaz de guardar vários parâmetros específicos de cada utilizador como a posição do banco, a climatização ou a música.

VÊ TAMBÉM: Tesla, o melhor amigo do… cão?

O sistema é novo, mas não é novidade

Curiosamente, a aprovação desta patente surgiu pouco tempo depois de a Apple ter despedido cerca de 200 funcionários que trabalhavam na sua divisão de carros autónomos, designada “Project Titan”.

Apesar de só agora a tecnologia que permite destrancar o carro com recurso ao reconhecimento facial ter sido patenteada, não é a primeira vez que a vemos. É que já em 2017 o protótipo Faraday Future FF91 apresentava esta tecnologia.

Faraday Future FF91
Apresentado em 2017, o Faraday Future FF91 contava com um sistema de abertura das portas por reconhecimento facial.

No entanto, e tendo em conta que o modelo da Faraday Future parece destinado a ficar na gaveta, teremos de esperar para ver qual será o primeiro modelo a recorrer a este sistema para destrancar as portas.

Sabe esta resposta?
Qual foi o primeiro modelo a contar com a tecnologia common rail?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Foi a FIAT que inventou os motores Diesel modernos
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Foi a FIAT que inventou os motores Diesel modernos