Notícias Adeus asfalto. Volvo antecipa EX30 Cross Country

Antevisão

Adeus asfalto. Volvo antecipa EX30 Cross Country

A designação Cross Country na Volvo estreia-se num SUV e em modo 100% elétrico. O Volvo EX30 Cross Country chega em 2024.

Volvo EX30 Cross Country abertura
© Volvo Cars

Ainda agora conhecemos o novo Volvo EX30, mas as novidades sobre este modelo ainda não terminaram.

No mesmo evento em que foi apresentado, a Volvo mostrou também o EX30 Cross Country, uma designação cheia de história na marca e que promete elevar as capacidades fora de estrada deste SUV compacto.

O uso da designação Cross Country ou XC na Volvo estreia-se no formato SUV e num veículo elétrico, depois de ter feito história nas carrinhas suecas. Lembram-se das carrinhas Volvo que ficavam (e ficam) a meio caminho entre uma carrinha e um SUV?

Tal como acontecia nessas carrinhas, o EX30 Cross Country distingue-se por um visual um pouco mais radical e altura ao solo acrescida. A tração às quatro rodas poderá ser garantida pela variante de dois motores elétricos (um por eixo).

O novo visual destaca-se pelo uso de aplicações escuras na secção dianteira e traseira, e pelas proteções inferiores à frente, de lado e atrás, além das cavas das rodas. O que dá ao EX30 Cross Country um visual mais aventureiro e robusto.

A rematar o conjunto temos jantes de 19″ negras, que podem, em opção ser de 18″, associadas a pneus específicos para todo o terreno da BF Goodrich.

EX30 Cross Country estará preparado para qualquer aventura

Previsivelmente, não podiam faltar acessórios para uma proposta destinada a aventuras fora do asfalto. Destaca-se a grade no tejadilho que contém uma roda suplente, não vá o pior acontecer.

Além da roda suplente, conta ainda com uma «caixa» especial, que nos mostra o quão empenhados estiveram os membros da equipa de design da Volvo no desenvolvimento dos cenários de utilização deste EX30.

Além de uma pá, esta caixa traz diversos equipamentos para uma noite de campismo em local incerto. Ou seja, inclui uma tenda, cadeiras dobráveis, utensílios para cozinhar e nem sequer faltam pequenos troncos de madeira para uma fogueira improvisada.

Quando chega?

As encomendas do Volvo EX30 Cross Country serão abertas em 2024, com a sua produção prevista a iniciar-se no final desse mesmo ano.

Sabe esta resposta?
Como se chamava o modelo da Rover que também incluía um conjunto de plásticos para parecer mais aventureiro?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Rover Streetwise. O primeiro «vestido» com plásticos para cativar