Notícias Combinação eletrizante? Loeb e um Lancia Delta elétrico no WRX em Montalegre

Desportos Motorizados

Combinação eletrizante? Loeb e um Lancia Delta elétrico no WRX em Montalegre

Sébastien Loeb está de volta ao Mundial de Ralicross e logo ao volante de um Lancia Delta Evo-e RX elétrico. A estreia fez-se em Montalegre.

Lancia Delta Evo-e RX Loeb Montalegre 6

Sébastien Loeb está de volta ao Campeonato do Mundo de Ralicross (WRX), e logo ao volante de um Lancia Delta Evo-e RX, uma espécie de sucessor elétrico do Delta Integrale.

A estreia do piloto francês com o Delta Evo-e RX, decorado com as cores tradicionais da Martini Racing — que se tornaram célebres nos Lancia que dominaram os ralis no final da década de 80 e inicio da década de 90 —, aconteceu em solo nacional, em Montalegre, na primeira prova do WRX.

As expectativas para a estreia deste Delta Evo-e RX eram grandes, mas o piloto francês, nove vezes campeão do mundo de ralis, não foi além do sexto lugar.

A NÃO PERDER: A paixão de Ari Vatanen pelos ralis começou assim. E a vossa?

Mesmo assim, Loeb mostrou-se muito entusiasmado com o desafio em mãos, para esta primeira temporada do Delta Evo-e RX no WRX. “Venho de uma geração que cresceu a ver as vitórias do Lancia Delta nos ralis. Por isso tenho, naturalmente uma paixão por este carro”, disse.

Lancia Delta Evo-e RX Loeb Montalegre 6

«Monstro» elétrico

Preparado pela GCK Motorsport, o Delta EVO-e RX, que se estreou em 2022 no Nürburgring, é alimentado por dois motores elétricos, um em cada eixo, que entregam uma potência máxima de 500 kW (680 cv).

O resultado é um «monstro» que acelera dos 0 a 100 km/h em apenas 1,8s. É sensivelmente o mesmo que anuncia o Rimac Nevera, o hiperdesportivo elétrico croata que tem em sua posse mais de 20 recordes de velocidade.

Para Loeb, a eletrificação tem nesta disciplina a plataforma ideal para se tornar mais popular na competição.

Acho que o Ralicross é a disciplina ideal para a eletrificação porque temos muita potência e as corridas são curtas. Estes carros são muito divertidos de conduzir e o WRX é a plataforma perfeita para promover a sua evolução.

Sébastien Loeb

Sobre as aptidões dinâmicas do Lancia Delta Evo-e RX, Loeb não tem dúvidas. Bastou conduzi-lo pela primeira vez: “Em dezembro (2022) aceitei experimentar o carro, e a verdade é que fui imediatamente conquistado pelas suas qualidades dinâmicas”, disse.