Notícias Estas são as primeiras imagens do maior Skoda elétrico de sempre

Antevisão

Estas são as primeiras imagens do maior Skoda elétrico de sempre

A Škoda acabou de revelar as primeiras imagens oficiais daquele que vai ser o seu próximo elétrico, baseado no Vision 7S.

Skoda antevisão SUV elétrico sete lugares
© Skoda

A Skoda aproveitou a apresentação dos seus resultados financeiros de 2024 para revelar as primeiras imagens do seu próximo SUV elétrico, inspirado no protótipo Vision 7S, que poderá vir-se a chamar Space.

Trata-se do maior modelo 100% elétrico que a Skoda já lançou e por se tratar de um SUV com sete lugares vai apontar a modelos como o KIA EV9 ou o Hyundai IONIQ 9.

As imagens divulgadas não revelam muitos detalhes, mas permitem perceber que se trata da versão de produção do protótipo que a marca checa apresentou em 2022 e que nós já conduzimos:

Importa recordar que coube ao Vision 7S a missão de apresentar a nova linguagem visual Modern Solid da Skoda, que estará bem vincada neste novo SUV, como se percebe, de resto, nas imagens teaser agora divulgadas. Veja por si mesmo as semelhanças:

Detalhes como a assinatura luminosa em “T”, um dos elementos mais marcantes do seu design, não passam despercebidos e vão ajudar a reforçar a sensação de largura deste modelo, que deverá apresentar dimensões semelhantes às do Skoda Kodiaq atual.

O que já se sabe?

Até ao momento a Skoda ainda não apresentou qualquer imagem ou esboço do habitáculo, mas podemos assumir que este SUV elétrico vai apresentar três filas de bancos, para assim conseguir acomodar até sete passageiros no seu interior.

No que toca à tecnologia, a aposta deverá recair sobre um ecrã de grandes dimensões ao centro, tal como no protótipo Visio 7S, que será complementado por um painel de instrumentos 100% digital.

Mas se ainda não temos pistas sobre o desenho do interior, há uma coisa que parece mais ou menos certa: haverá um grande equilíbrio entre soluções digitais e comandos físicos.

“Sabemos que um painel de bordo que apenas tem um ecrã gigante parece algo moderno e clean, mas os estudos que fizemos com os nossos clientes, mostram a sua preferência por ter alguns botões e comandos físicos para funções frequentemente usadas e importantes e nós tivemos isso em mente quando projetámos este interior”, avançou-nos Peter Olah, responsável pelo interior dos concept cars, mas também dos modelos de produção em série da Skoda, durante o primeiro contacto que fizemos ao volante do Vision 7S.

Motorização e desempenho

Ainda não há informações oficiais sobre as motorizações, mas se olharmos para a gama do Enyaq, faz sentido esperar uma potência de 150 kW (204 cv) na versão de acesso à gama, de tração traseira, e mais de 220 kW (300 cv) nas versões com tração às quatro rodas.

Aliás, se virmos por exemplo a Volkswagen ID. Buzz GTX (340 cv), que também assenta na base elétrica MEB, percebemos que na versão mais potente, este novo topo de gama elétrico da Skoda, poderá mesmo vir a aproximar-se da barreira dos 350 cv.

Relativamente à bateria, deverá ser maior do que a que encontramos no Enyaq atual, que na configuração de maior capacidade anuncia 82 kWh. Espera-se que a Skoda possa optar por uma bateria de 89 kWh, o que iria permitir dilatar a autonomia para lá dos 600 quilómetros (WLTP) com uma carga completa.

Quando chega?

A apresentação oficial do modelo está prevista ainda para este ano, com a chegada ao mercado estimada para 2026.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado a Skoda Felicia Fun?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Os anos 90 também nos deram a Skoda Felicia Fun
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Os anos 90 também nos deram a Skoda Felicia Fun