Notícias AMG já começou a testar super-SUV 100% elétrico. O que esperar?

Antevisão

AMG já começou a testar super-SUV 100% elétrico. O que esperar?

Os protótipos do novo SUV 100% elétrico exclusivo da Mercedes-AMG já iniciaram a primeira fase de testes dinâmicos na Suécia.

Mercedes AMG SUV na estrada, frente 3/4
© Mercedes-AMG

O novo SUV elétrico será o segundo modelo 100% elétrico desenvolvido de raíz pela Mercedes-AMG, dando início a uma nova fase da sua história. O primeiro, que já vimos em formato de protótipo, será uma berlina de quatro portas.

Ainda não existem muitos detalhes sobre o novo SUV — a única imagem divulgada conta ainda com uma dose elevada de camuflagem —, mas a plataforma será a mesma do quatro portas: a AMG.EA (AMG Electric Architecture) que foi desenvolvida especificamente para modelos elétricos de altas prestações.

protótipo testes Mercedes-AMG GT elétrico a deslizar na neve, traseira
© Mercedes-AMG A resposta do AMG ao Porsche Taycan também foi antecipada pela marca há uns meses.

Será o primeiro SUV desenvolvido de raíz pela AMG — sem correspondência na «Benz» — e será o rival de propostas como o futuro Porsche Cayenne 100% elétrico ou o Lotus Eletre, já em comercialização.

Ao partilhar a mesma plataforma com a berlina de quatro portas, o futuro AMG SUV — designação final é ainda desconhecida —, também integrará a arquitetura de 800 V e motores elétricos de fluxo axial. Estes, já usados em supercarros como o Lamborghini Temerario ou o McLaren Artura, oferecem uma combinação imbatível de densidade de potência, tamanho e peso.

Não sabemos ainda nada referente a baterias e autonomia, mas para ir de encontro aos pergaminhos de Affalterbach, tal como na berlina, também este novo SUV promete ter pelo menos uma versão com 1000 cv ou mais.

Testes já começaram

A novo SUV 100% elétrico da AMG tem data de chegada prevista para 2026 e o norte da Suécia é o primeiro destino do programa de testes dinâmicos.

Vai-se juntar à berlina de quatro portas, que já se encontra em testes na região, onde vão enfrentar algumas das condições climatéricas mais exigentes do planeta.