Notícias Tinha coragem de atingir a velocidade máxima deste AMG sem para-brisas?

Apresentação

Tinha coragem de atingir a velocidade máxima deste AMG sem para-brisas?

O Mercedes-AMG PureSpeed foi concebido para oferecer a experiência de condução mais próxima e requintada da Fórmula 1, fora dos circuitos.

Mercedes-AMG PureSpeed - 3/4 de frente
© Mercedes

Foi revelado em antevisão como protótipo no Grande Prémio do Mónaco, já o vimos em testes através de fotos-espia, mas agora é, finalmente, oficial. Este é o novo Mercedes-AMG PureSpeed, o primeiro da nova submarca Mythos de criações muito limitadas e exclusivas.

Para começar com o pé direito, a Mercedes-AMG inaugura a Mythos com um modelo que não tem tejadilho, nem para-brisas, recorrendo no seu lugar a um sistema HALO tal e qual os monolugares de Fórmula 1. Por esse motivo, a utilização de capacete, é mais do que aconselhada.

Apresentado oficialmente no último Grande Prémio da temporada de 2024 de Fórmula 1, concluída no último fim de semana, a marca promete para o PureSpeed uma experiência de condução inigualável.

Está limitado a apenas 250 unidades e inclui diversas pequenas celebrações de toda a herança desportiva da Mercedes-AMG.

A mais visível é a presença do já mencionado sistema HALO, inspirado nos que equipam todos os monolugares de Fórmula 1 desde 2018. É perfeitamente visível por cima do habitáculo e tem a função de proteger os ocupantes, quando o pior acontece.

Trata-se de uma estrutura produzida em alumínio, leve e muito rígida que, além da segurança, cria uma ligação estética e até emocional com os monolugares de Fórmula 1. Algo que se torna ainda mais cativante com a presença dos dois capacetes aerodinâmicos exclusivos, que fazem parte do equipamento do PureSpeed, pintados na mesma cor da carroçaria.

Além da pintura de dois tons, diferente entre a secção dianteira e a traseira, o desenho do novo Mercedes-AMG PureSpeed inclui uma frente mais baixa do que a do SL que serve de base, com um formato Shark Nose (nariz de tubarão). Para completar a imagem mais desportiva, não faltam novas jantes de 21”.

Exclusividade garantida

Mais afastado da vista, por debaixo do longo capô encontramos um «velho conhecido»: o 4.0 V8 biturbo que fez e faz parte de tantos desportivos da AMG. Aqui recebe a mesma especificação do SL 63, com 585 cv de potência e 800 Nm de binário, com o PureSpeed a anunciar 3,6s nos clássicos 0-100 km/h e 315 km/h… sem para-brisas.

No habitáculo, a imagem mais desportiva é proporcionada pelos assentos mais desportivos da AMG Performance, forrados em couro. Do lado mais requintado, o PureSpeed integra no topo do tabliê um relógio personalizado pela IWC e instala um sistema de som da Burmester, que garante uma experiência sonora imersiva, mesmo a alta velocidade.

Comemorando uma sólida quarta posição no campeonato mundial de Fórmula 1, a Mercedes-AMG encerra este ciclo com a apresentação do PureSpeed, tentando passar a imagem mais desportiva dos seus monolugares para a estrada. Pelo menos até março, quando se iniciar a temporada de 2025.