Notícias Estão à venda 146 Citroën CX num “celeiro” holandês…

Oportunidade

Estão à venda 146 Citroën CX num “celeiro” holandês…

Não foram encontrados num "celeiro" (barn find), mas este vendedor de automóveis possui 146 Citroën CX no mesmo local, todos disponíveis para venda. Uma oportunidade única!

1985 Citroën CX 22 TRS

O Citroën CX foi o sucessor do lendário DS. Lançado em 1974, manteve-se em produção até 1989 (berlina) e 1991 (carrinha), altura que o XM tomou definitivamente o seu lugar. Durante os 17 anos em que foi comercializado, foram produzidas mais de 1,1 milhões de unidades, mas hoje em dia, naturalmente, já não são assim tão comuns.

Destacou-se pelo design e aspeto futurista — influenciado pelas propostas aerodinâmicas da Pininfarina apresentadas na década de 60, derivando do apuro aerodinâmico também o seu nome —, e também marcou pelo conforto supremo graças às suspensões hidropneumáticas.

146 Citroën CX à venda na Holanda

Já passaram mais de 25 anos após a sua produção, o que torna ainda mais notável esta “descoberta”. Na Holanda, estão à venda aproximadamente 150 Citroën CX, todos debaixo do mesmo teto, em diferentes estados de conservação (e limpeza) e logo, com diferentes níveis de preço — desde os 500 aos 2000 euros, passando por outros com preço sob consulta.

Citroën CX
O seu característico perfil, em toda a sua glória

Fazem todos parte da Ton van Soest Auto, que comercializa automóveis, mas pelo que se vê no seu site, parece especializada não só em Citroën, mas também na venda de “lemons” — termo usado para descrever carros em estado “menos que bons”, se queremos ser simpáticos.

Podemos encontrar nos 146 CX presentes praticamente todos os capítulos da história do modelo. Estão lá CX Phase 1 e Phase 2, berlinas e carrinhas — até um CX ambulância —, motores a gasolina e gasóleo, e quilometragens diversas, que vão desde carros com menos de 100 000 km a outros que ultrapassam os 400 mil. Alguns deles podem só servir para peças, mas outros dariam excelentes projetos de restauro.

Na galeria abaixo temos alguns dos modelos presentes (vê aqui a lista mais completa). Infelizmente as imagens não são as melhores — “dar um salto” até à Holanda talvez seja a melhor forma de conhecer este pedaço de história da marca francesa…

Sabe esta resposta?
Em que ano o Citroën AX foi o vencedor do troféu Carro do Ano em Portugal?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Citroën AX. Vencedor do Carro do Ano 1988 em Portugal
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Citroën AX. Vencedor do Carro do Ano 1988 em Portugal