Clássicos Ayrton Senna. A primeira vitória do Rei foi no Circuito do Estoril

Fórmula 1

Ayrton Senna. A primeira vitória do Rei foi no Circuito do Estoril

Vale a pena recordar um dos momentos históricos que tiveram lugar no Circuito do Estoril: a primeira vitória de Ayrton Senna. Foi a 21 de abril de 1985.

ayrton senna, GP Portugal, 1985

A história daquele que é para muitos, o melhor piloto de sempre da Fórmula 1, cruza-se intimamente com o Circuito do Estoril. Mas antes, vamos recordar a sucessão de acontecimentos que levaram Ayrton Senna a brilhar no maior palco do desporto motorizado em Portugal.

Ayrton Senna nasceu a 21 de março de 1960 em São Paulo, Brasil, e desde pequeno que começou a dar cartas.

Foi ao volante de um kart com um motor de corta-relva, que aos quatro anos começou a mostrar para o que nascera. Entrou em competições oficiais aos 13 anos, onde se debateu muitas vezes com um segundo lugar.

Mas em 1977 a perseverança valeu-lhe o seu 1.º lugar que o levou a vencer o Campeonato Sul-Americano de Kart, feito que se repetiu em 1978 e 1980.

Esforçado e com os olhos sempre no primeiro posto, Ayrton Senna nunca perdeu a esperança de se tornar o número 1. Com tantas vitórias, o próximo passo era óbvio: começar a competir nos principais campeonatos europeus.

Circuito estoril

Ayrton Senna chega à Europa

E em 1981 começou a competir na Europa, ganhando o campeonato inglês de Fórmula Ford 1600 onde venceu 12 de 20 corridas. Em 1982 sagrou-se campeão europeu de Fórmula Ford 2000, vencendo 22 das 27 corridas.

Esta evolução não passou despercebida. Em 1983, Senna venceu o campeonato inglês de Fórmula 3 onde obteve 13 vitorias, sendo nove delas consecutivas, pela equipa de Dick Bennetts. Época marcada pela controversa batalha com Martin Brundle que corria pela equipa de Eddie Jordan.

Fecharia nesse mesmo ano com uma vitória no prestigioso Grande Prémio de Macau, que pela primeira vez recebia a Fórmula 3, pela Teddy Yip’s Theodore Racing Team.

1984: Senna na Fórmula 1

Senna chegaria à Fórmula 1 em 1984 aos comandos de um monolugar da equipa britânica Toleman. E foi no GP do Mónaco em 1984, onde chamou a atenção de todas as equipas com uma atuação magistral aos comandos de um monolugar completamente obsoleto.

ayrton senna, GP Portugal, 1985

Foi na sua segunda temporada que Ayrton Senna venceu o seu primeiro GP, decorria o ano de 1985. E foi no nosso GP de Portugal que o piloto brasileiro viria a inaugurar uma série de vitórias.

Uma corrida que ficará para história como um recital de condução. Sobre Sintra caía um dilúvio, e Ayrton Senna partiu da linha de partida ao volante de um Lotus-Renault com a convicção de quem sabia que a vitória, mais do que uma possibilidade, era uma certeza. Antes de acabar a primeira volta, Senna já garantia o primeiro lugar.

As suas habilidades não podem ser descritas, meras palavras não chegam para qualificar a sua condução.

Sigam a ligação para um curto resumo sobre o GP de Portugal de 1985, com comentário de Senna sobre a prova.

Na última volta desapertei o cinto de segurança, tal era minha euforia de levantar e comemorar a primeira vitória na F1.

Ayrton Senna, Circuito do Estoril, 1985.