Notícias Este Bugatti Divo não ficou na garagem a «ganhar pó»

Arranque a Frio

Este Bugatti Divo não ficou na garagem a «ganhar pó»

O Bugatti Divo é uma espécie de «911 GT3» do Chiron e neste vídeo faz jus ao seu estatuto, ao participar na rampa Bermina Gran Turismo 2022.

bugatti divo em prova

Máquinas tão especiais como o Bugatti Divo, dado o seu preço e raridade — apenas 40 unidades com preço base a começar nos cinco milhões de euros —, costumam passar mais tempo parados numa garagem do que a serem devidamente usufruídos.

Mas não este Divo. Na edição deste ano da rampa Bernina Gran Turismo, na Suíça, o dono deste exemplar amarelo não se fez rogado e «atacou» as muitas curvas do troço de 5,9 km, que começa a 1871 m de altura e termina a 2328 m.

O cenário ideal para colocar à prova o potencial do Divo, que tendo como ponto de partida o Chiron, foi otimizado para ser usado em circuito.

TÊM DE VER: Maserati Project24. O superdesportivo para as pistas do qual não haverá dois iguais

O foco passou a estar mais na capacidade de curvar do que na velocidade máxima: apesar de recorrer ao mesmo 8.0 W16 tetraturbo de 1500 cv do Chiron, a velocidade máxima baixou de 420 km/h para mais «modestos» 380 km/h.

Para curvar melhor, perdeu 35 kg, ganhou uma aerodinâmica mais agressiva (mais 90 kg de downforce que o Chiron; 456 kg no total a 380 km/h) e a suspensão ficou mais firme — até 1,6 g de aceleração lateral.

Apesar da participação na prova, este Bugatti Divo não fez parte da competição oficial, tendo sido usado para algumas passagens não competitivas e de demonstração.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Bugatti Veyron?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Bugatti Veyron faz 15 anos. A história que tu (provavelmente) não conheces