Notícias Este é o AUDI TT mais exclusivo de sempre. O «adeus» 25 anos depois

Apresentação

Este é o AUDI TT mais exclusivo de sempre. O «adeus» 25 anos depois

Limitado a 100 unidades, o Audi TT RS Coupé iconic edition não só comemora os 25 anos do modelo como serve de despedida à atual geração. Haverá sucessor?

Audi TT RS Coupé iconic edition vista dianteira 3/4

Numa era em que a eletrificação reina e os crossover dominam as vendas, o Audi TT prepara-se para dizer «adeus» ao mercado em 2023 — exatamente 25 anos depois do lançamento da primeira geração.

Um momento que a marca de Ingolstadt quis aproveitar para celebrar o legado deste modelo. Uma celebração que assumiu as formas do Audi TT mais potente e radical de sempre: o Audi TT RS Coupé iconic edition.

Uma edição limitada a 100 unidades, que custará 113 050 euros na Alemanha. As encomendas desta edição limitada já abriram e a Audi espera entregar as primeiras unidades no primeiro trimestre de 2023.

A NÃO PERDER: Futuros Audi RS não terão quatro cilindros mas serão híbridos
Audi TT RS Coupé iconic edition vista traseira 3/4

O que muda face aos restantes TT?

Baseado no Audi TT RS, o TT RS Coupé iconic edition destaca-se logo pela sua pintura: todas as 100 unidades surgem pintadas na cor Nardo Grey.

Em contraste com a pintura Nardo Grey encontramos diversos detalhes em preto, cor que foi usada nas saias laterais, capas dos espelhos, grelha dianteira, logotipos, pinças de travão e nas jantes exclusivas de 20”.

Por fim, o Audi TT RS Coupé iconic edition apresenta-se ainda com o kit aerodinâmico “Aerokit”. Normalmente um opcional, este inclui um splitter dianteiro, pequenas «lâminas» no para-choques dianteiro, um difusor traseiro e ainda uma asa traseira em fibra de carbono.

VEJAM TAMBÉM: BMW M2 e AMG A 45 sem hipótese? Novo Audi RS 3 8Y (400 cv) em vídeo

No interior, as mudanças são menos expressivas. Encontramos os mesmos bancos desportivos do TT RS, revestidos a Nappa e Alcantara, com detalhes em amarelo. A grande diferença — e talvez a mais valiosa — é a placa que confirma que se trata de uma das 100 unidades do TT RS Coupé iconic edition.

E a mecânica?

Debaixo do capô do Audi TT RS Coupé iconic edition voltamos a encontrar o «mítico» motor 2.5 turbo de cinco cilindros.

A potência manteve-se inalterada, com este pentacilíndrico a oferecer 400 cv e 480 Nm que são enviados às quatro rodas por intermédio de uma caixa automática de sete relações S tronic.

Tudo isto permite ao Audi TT RS Coupé iconic edition acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,7s e alcançar os 280 km/h de velocidade máxima.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência da Audi RS2?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

As carrinhas desportivas mais radicais de sempre: Audi RS2