Volkswagen ID. XTREME. Este ID.4 está pronto para ir ao «fim do mundo»

Estamos a guardar energia para o que mais importa.

Apresentação

Volkswagen ID. XTREME. Este ID.4 está pronto para ir ao «fim do mundo»

Baseado no ID.4 GTX, o Volkswagen ID. XTREME não só é mais potente como é bem mais radical que o mais desportivo dos ID.4.

Se alguma vez se perguntaram como poderia ser um ID.4 apto a andar fora de estrada, o Volkswagen ID. XTREME está aqui para responder a essa questão.

Baseado num protótipo de testes do ID.4 GTX que já não tinha uso, o ID. XTREME assume-se, por agora, como o mais potente modelo de sempre da «família ID», apresentando-se com 382 cv (285 kW), mais 87 cv (65 kW) que o mais desportivo dos ID.4.

Para conseguir um incremento de potência de 30% face ao ID.4 GTX, os engenheiros alemães equiparam o ID. XTREME com um outro motor elétrico no eixo traseiro e procederam ainda a alterações na unidade de controlo eletrónica. A bateria mantém os 82 kWh de capacidade do dador.

A NÃO PERDER: Nissan RE-LEAF. O adeus aos cortes de energia em emergências
Volkswagen ID. XTREME em todo o terreno vista traseira 3/4

Tal como o ID.4 GTX, a tração integral faz parte do «arsenal» tecnológico, como seria de esperar num protótipo tão radical.

Para o fim do mundo… e mais além

Se a potência do Volkswagen ID. XTREME impressiona, o que dizer do seu visual robusto e aventureiro? Bem diferente do ID.4 GTX, o ID. XTREME mostra que os SUV elétricos também podem enfrentar «maus caminhos» — a fazer lembrar o Mercedes-Benz EQC 4×42.

Para tal o protótipo alemão recebeu uma suspensão de maior curso, jantes de 18” com pneus de todo o terreno e ainda proteções na parte inferior da carroçaria, para garantir que a bateria não é danificada na transposição dos obstáculos mais ambiciosos.

Volkswagen ID. XTREME em movimento vista dianteira 3/4

Na dianteira destaca-se o novo para-choques que dá um melhor ângulo de ataque ao SUV e uma bullbar. No tejadilho encontramos novas barras e luzes LED.

Já os alargamentos das cavas das rodas são produzidos recorrendo à tecnologia de impressão 3D e vêm conferir ao ID. XTREME um visual mais robusto.

No interior — do qual não dispomos ainda de imagens — a Volkswagen diz que podemos contar com acabamentos em Alcantara, bancos revistos e vários apontamentos em cor de laranja.

Volkswagen ID. XTREME detalhe para-choques dianteiro

Por fim, há ainda a referir que este Volkswagen ID. XTREME não soa como os restantes ID.4. Em conjunto com a Volkswagen Design, os engenheiros da marca alemã criaram um som específico para este protótipo que é depois projetado via um gerador de som colocado nas cavas das rodas.

Mais que um protótipo?

Apesar de não ter confirmado se planeia produzir o ID. XTREME, a Volkswagen também não «fechou a porta» a essa possibilidade.

Silke Bagschik, diretor da linha de produtos MEB da Volkswagen afirmou: “Estamos ansiosos para descobrir como os fãs da mobilidade elétrica reagem ao ID: XTREME. Com base no feedback, decidiremos como prosseguir com o projeto”.

Volkswagen ID. XTREME vista dianteira detalhes para-choques e barra de LED

Ora, o primeiro feedback vai já surgir no ID. Treffen, uma espécie de Festival de Wörthersee para os fãs dos elétricos da Volkswagen que se realiza em Locarno, na Suíça, e que termina amanhã.

Sabe responder a esta?
Qual é a potência do Volkswagen ID.5 GTX?
Não acertou..

Mas pode descobrir a resposta aqui::

GTI elétrico para a familía. O que vale o novo VW ID.5 GTX?

Mais artigos em Notícias