Notícias Volkswagen ID. XTREME. Este ID.4 está pronto para ir ao «fim do mundo»

Apresentação

Volkswagen ID. XTREME. Este ID.4 está pronto para ir ao «fim do mundo»

Baseado no ID.4 GTX, o Volkswagen ID. XTREME não só é mais potente como é bem mais radical que o mais desportivo dos ID.4.

Se alguma vez se perguntaram como poderia ser um ID.4 apto a andar fora de estrada, o Volkswagen ID. XTREME está aqui para responder a essa questão.

Baseado num protótipo de testes do ID.4 GTX que já não tinha uso, o ID. XTREME assume-se, por agora, como o mais potente modelo de sempre da «família ID», apresentando-se com 382 cv (285 kW), mais 87 cv (65 kW) que o mais desportivo dos ID.4.

Para conseguir um incremento de potência de 30% face ao ID.4 GTX, os engenheiros alemães equiparam o ID. XTREME com um outro motor elétrico no eixo traseiro e procederam ainda a alterações na unidade de controlo eletrónica. A bateria mantém os 82 kWh de capacidade do dador.

A NÃO PERDER: Nissan RE-LEAF. O adeus aos cortes de energia em emergências
Volkswagen ID. XTREME em todo o terreno vista traseira 3/4

Tal como o ID.4 GTX, a tração integral faz parte do «arsenal» tecnológico, como seria de esperar num protótipo tão radical.

Para o fim do mundo… e mais além

Se a potência do Volkswagen ID. XTREME impressiona, o que dizer do seu visual robusto e aventureiro? Bem diferente do ID.4 GTX, o ID. XTREME mostra que os SUV elétricos também podem enfrentar «maus caminhos» — a fazer lembrar o Mercedes-Benz EQC 4×42.

Para tal o protótipo alemão recebeu uma suspensão de maior curso, jantes de 18” com pneus de todo o terreno e ainda proteções na parte inferior da carroçaria, para garantir que a bateria não é danificada na transposição dos obstáculos mais ambiciosos.

Volkswagen ID. XTREME em movimento vista dianteira 3/4

Na dianteira destaca-se o novo para-choques que dá um melhor ângulo de ataque ao SUV e uma bullbar. No tejadilho encontramos novas barras e luzes LED.

Já os alargamentos das cavas das rodas são produzidos recorrendo à tecnologia de impressão 3D e vêm conferir ao ID. XTREME um visual mais robusto.

No interior — do qual não dispomos ainda de imagens — a Volkswagen diz que podemos contar com acabamentos em Alcantara, bancos revistos e vários apontamentos em cor de laranja.

Volkswagen ID. XTREME detalhe para-choques dianteiro

Por fim, há ainda a referir que este Volkswagen ID. XTREME não soa como os restantes ID.4. Em conjunto com a Volkswagen Design, os engenheiros da marca alemã criaram um som específico para este protótipo que é depois projetado via um gerador de som colocado nas cavas das rodas.

Mais que um protótipo?

Apesar de não ter confirmado se planeia produzir o ID. XTREME, a Volkswagen também não «fechou a porta» a essa possibilidade.

Silke Bagschik, diretor da linha de produtos MEB da Volkswagen afirmou: “Estamos ansiosos para descobrir como os fãs da mobilidade elétrica reagem ao ID: XTREME. Com base no feedback, decidiremos como prosseguir com o projeto”.

Volkswagen ID. XTREME vista dianteira detalhes para-choques e barra de LED

Ora, o primeiro feedback vai já surgir no ID. Treffen, uma espécie de Festival de Wörthersee para os fãs dos elétricos da Volkswagen que se realiza em Locarno, na Suíça, e que termina amanhã.

Sabe esta resposta?
Qual é a potência do Volkswagen ID.5 GTX?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

GTI elétrico para a familía. O que vale o novo VW ID.5 GTX?