Notícias Não parece mas por baixo desta carroçaria retro está uma Citroën Berlingo

Transformação

Não parece mas por baixo desta carroçaria retro está uma Citroën Berlingo

A Citroën 2CV Berlingo Fourgonette resulta de uma parceria entre a Citroën e a carroçadora Caselani. A inspiração no 2CV é evidente.

Depois de ter «transformado» a Jumper no «Type H» e as Jumpy e Space Tourer no «Type HG», a carroçadora Caselani associou-se à Citroën e juntas criaram uma versão moderna da icónica 2CV Fourgonette baseada na Berlingo.

O resultado foi a Citroën 2CV Berlingo Fourgonette e, como seria de esperar, apresenta-se com alguns dos elementos estilísticos que tornaram célebre o modelo no qual se inspira.

Assim, a Berlingo recebeu novos para-choques, faróis redondos montados em novos guarda-lamas em fibra de vidro e uma grelha em V com o símbolo da Citroën em versão XXL. Já na traseira destacam-se os vidros ovais e os faróis redondos.

A NÃO PERDER: Citroën Ami ganha um sistema de infoentretenimento e um botão
Citroën 2CV Berlingo Fourgonette

Contudo, o maior destaque são os painéis da carroçaria ondulados. Se na 2CV Fourgonette estes serviam para aumentar a rigidez do furgão gaulês, agora são puramente cosméticos.

Segundo David Obendorfer, um dos designers da Caselani, o objetivo não passou por simplesmente «copiar» o modelo original, mas antes por “trazer o seu charme para um modelo do século XXI”.

Citroën 2CV Fourgonette (1)
A 2CV Fourgonette original. Não é difícil ver onde é que a Citroën 2CV Berlingo Fourgonette foi buscar inspiração.

Como seria de esperar, a Citroën 2CV Berlingo Fourgonette não apresenta quaisquer novidades no campo da mecânica, podendo este kit ser montado numa Berlingo com motor a gasolina, gasóleo e elétrico.

VEJAM TAMBÉM: E se o Citroën Ami tivesse nascido como um «mini-2CV»?

A Citroën 2CV Fourgonette

Lançada em 1951 e produzida até 1977, a Citroën 2CV Fourgonette ficou conhecida por vários nomes (2CV AU, AZU, AK ou AKS) e ainda hoje as suas linhas simpáticas e a carroçaria com chapa ondulada são reconhecidas.

Tal como o seu nome denuncia, este pequeno furgão derivava diretamente do Citroën 2CV. No total foram produzidas 1 246 335 unidades da 2CV Fourgonette antes desta ser substituída por outro comercial icónico da Citroën: a Acadiane.

Sabe esta resposta?
Em que ano é que o Citroën AX foi eleito carro do ano em Portugal?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Citroën AX. Vencedor do Carro do Ano 1988 em Portugal
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Citroën AX. Vencedor do Carro do Ano 1988 em Portugal