Notícias Risco de incêndio. Como a BMW está a lidar com problemas nas baterias dos elétricos iX e i4

Recall

Risco de incêndio. Como a BMW está a lidar com problemas nas baterias dos elétricos iX e i4

Os donos dos BMW iX e i4 afetados foram aconselhados a não conduzir nem carregar os carros e a estacioná-los longe de edifícios.

BMW iX e i4 dianteira

Produzidas com recurso a células de dois fornecedores externos — a sul-coreana Samsung e a chinesa CATL — as baterias dos BMW iX e i4 motivaram o recall de algumas unidades dos dois modelos.

Este recall surge em consequência de uma investigação levada a cabo pela BMW após a marca alemã ter-se deparado com alguns incidentes nos EUA e noutros países.

Contactada pela Razão Automóvel, a BMW Portugal revelou: “No decorrer dos controles de qualidade realizados pelo BMW Group, foi constatado que, em casos muito raros, um defeito de fabrico no processo de produção das células das baterias de alguns veículos pode causar o mau funcionamento da bateria de alta tensão, podendo levar, em casos extremos, à descarga da célula e, na pior das hipóteses, provocar um incidente térmico”.

A NÃO PERDER: China cada vez mais dominante. Crise de baterias na Europa em 2025 diz relatório
BMW iX e i4 lateral

O que fazer após o recall?

No mesmo comunicado, a BMW Portugal revelou-nos que “foi decidido suspender a entrega dos veículos afetados e realizar uma ação técnica para os veículos já na posse dos clientes”.

A marca alemã afirma que “a nível mundial, estão afetados 343 veículos, sendo que apenas 261 já estavam na posse dos clientes”. Em Portugal só há três veículos afetados e, segundo a BMW Portugal, “estes veículos já foram identificados e encontram-se imobilizados a aguardar a realização da ação técnica”.

Num comunicado divulgado nos EUA pela BMW e pela NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration) foram deixados alguns conselhos para os proprietários das unidades afetadas por este recall.

Neste comunicado a duas entidades aconselham os proprietários dos BMW iX e i4 afetados por este recall a não conduzirem nem carregarem os seus veículos devido ao risco de incêndio. Ao mesmo tempo, estes foram ainda aconselhados a estacionar longe de edifícios.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do BMW 333i (E30)?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

BMW 333i (E30). O «primo do M3» que pouca gente conhece