Notícias Vejam o Mercedes F200 (1996) sem volante nem pedais a ser conduzido

Arranque a Frio

Vejam o Mercedes F200 (1996) sem volante nem pedais a ser conduzido

Nos anos 90 a Mercedes-Benz imaginou um futuro sem volante nem pedais e sim com joysticks, com o protótipo totalmente funcional F200 Imagination.

Interior do Mercedes-Benz F200 Imagination

O Mercedes-Benz F200 Imagination, revelado no Salão de Paris de 1996, parecia ter saído da… imaginação do mais ávido gamer, ao dispensar o volante e os pedais substituindo-os por um par de joysticks, denominados “sidesticks” pela marca.

Estes controlavam a direção, o acelerador e o travão sem qualquer ligação mecânica (drive-by-wire) e não se ficou pela teoria: era um protótipo totalmente funcional motivado por um V12 (M 120).

O protótipo reemerge agora por ocasião do 2022 London Concours, onde o vídeo do canal TheTFJJ deixa-nos vê-lo em funcionamento e a ser conduzido do camião que o transportou para o seu lugar na exposição de clássicos londrina.

VEJAM TAMBÉM: Mercedes-AMG C 43 diz adeus ao V6 e ganha um 4 cilindros. Ficou melhor?

Os joysticks nunca chegaram à produção, mas o F200 Imagination trazia mais inovações, muitas das quais chegaram até nós — do airbag de cortina aos comandos por voz, passando pela suspensão ativa. Curiosamente, as câmaras em vez de retrovisores nunca foram adotadas pela Mercedes.

O F200 Imagination é um dos poucos protótipos vendidos pela Mercedes-Benz a um particular e consta-se que custou perto de 10 milhões de dólares (cerca de 9,8 milhões de euros).

E claro, as linhas deste enorme coupé antecipavam o futuro Classe S (W 220) que seria lançado em 1998.


Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Em que ano a Mercedes-Benz introduziu o ABS num carro de produção?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Foi há 40 anos que o ABS chegou a um automóvel de produção