Notícias Smart #1 Brabus tem mais de 400 cv e acelera melhor que muitos desportivos

Apresentação

Smart #1 Brabus tem mais de 400 cv e acelera melhor que muitos desportivos

Já era o maior Smart de sempre, mas o #1 Brabus passa agora a ser o mais potente e rápido Smart de todos os tempos.

Smart #1 Brabus em túnel, vista frente

O nome diz tudo. O novo Smart #1 Brabus é a mais recente colaboração entre as duas empresas, iniciada há duas décadas, e nunca os frutos dessa ligação foram tão… poderosos.

Não foi há muito tempo que dissemos que o #1 era o Smart mais potente de sempre, ao vir equipado com um motor elétrico traseiro de 200 kW (272 cv) e 343 Nm. O #1 Brabus reclama agora esse título de forma decisiva.

Tudo porque além do motor traseiro, adiciona um motor dianteiro de 115 kW (156 cv) e 200 Nm, o que perfaz um total de 315 kW (428 cv) de potência máxima combinada e 543 Nm de binário máximo combinado — nunca houve um Smart tão potente e é o primeiro na história da marca a ter tração integral.

VEJAM TAMBÉM: Smart #1. O primeiro SUV e o maior Smart de sempre

Com números nesta ordem de grandeza, o crossover compacto «atira-se» para os 100 km/h em apenas 3,7s — números capazes de fazer «corar» de inveja desportivos «puros e duros».

Ainda não estamos a par de todas as especificações do #1 Brabus, mas prevê-se que a alimentar os dois motores elétricos esteja a mesma bateria de iões de lítio de 66 kWh do #1 «normal». Considerando a performance disponível, é de esperar que a autonomia seja inferior aos 440 km anunciados para o #1.

Smart #1 Brabus, frente 3/4
Ao que parece esta combinação tricolor — cinzento mate, preto (Silent Black) e vermelho (Laser Red) — é a única disponível.

Primeiro na China, depois na Europa

O novo Smart #1 Brabus foi revelado na China, durante o Salão de Chengdu (26 de agosto a 4 de setembro) e já se sabe quanto vai custar no mercado chinês, começando nos 40 300 euros.

Ainda não há indicações de qual será o preço no mercado europeu ou de quando iniciará a sua comercialização. Contudo, as encomendas para o Smart #1 arrancam já em setembro, com as primeiras entregas a estarem previstas para o final do ano ou início de 2023.

"Nos últimos 20 anos, a Smart e a Brabus co-criaram uma lenda urbana de alta performance e conquistaram os corações de inúmeros entusiastas de carros de alta performance. Estamos entusiasmados por continuar a nossa parceria de duas décadas com a Smart para a era da eletromobilidade."

Constantin Buschmann, diretor executivo do Brabus Group