Notícias Smart #1. O primeiro SUV e o maior Smart de sempre

Apresentação

Smart #1. O primeiro SUV e o maior Smart de sempre

O Smart #1 é o primeiro SUV compacto elétrico da marca e também o maior Smart de sempre. Chega no início de 2023.

Smart #1
Razão Automóvel

Da marca que nos deu o diminuto fortwo chega-nos agora o seu maior modelo de sempre: o Smart #1 — lê-se hashtag 1.

O Diogo Teixeira foi até Berlim, Alemanha, para conhecer em primeira mão o primeiro SUV compacto da marca sino-alemã, assim como o primeiro modelo desta nova Smart, resultado da joint venture entre a Mercedes-Benz AG e a chinesa Geely Automobile Co.

Fiquem a conhecer o Smart #1 por fora e por dentro, tendo o Diogo como guia em mais um vídeo do nosso canal de YouTube.

Smart XXL

As dimensões são generosas… para um Smart. O #1 tem 4,27 m de comprimento, 1,822 m de largura, 1,636 m de altura e uma generosa distância entre eixos de 2,75 m. Dimensões similares às do MINI Countryman, um dos seus potenciais rivais.

Promete, assim, cotas internas nunca vistas num Smart, complementadas por uma versatilidade acrescida ao trazer bancos traseiros que podem deslizar longitudinalmente em 13 cm. Característica que dá à bagageira uma capacidade que pode variar entre os 273 l e os 411 l.

Existe ainda uma pequena bagageira dianteira, com 15 l de capacidade, grande o suficiente para arrumar os cabos de carregamento.

100% elétrico e muito potente

O inédito Smart #1 assenta sobre hardware da Geely, recorrendo à plataforma SEA, específica para elétricos.

Smart #1
O #1 marca o início de uma nova era para a Smart. Estreia também uma nova linguagem de design denominada “Sensual Producty”.

Como (quase) sempre aconteceu na Smart, também o #1 é de tração traseira, com o único motor elétrico que o equipa a estar posicionado diretamente sobre o eixo traseiro e potência não lhe falta.

A potência máxima anunciada é de 200 kW (272 cv) e 343 Nm de binário máximo, números que fazem deste SUV o mais potente Smart de sempre.

Smart #1 Edition1
Smart #1 Edition1 surge com imagem própria.

Sendo elétrico, o #1 acusa na balança uns altos 1820 kg, mas mesmo assim consegue acelerar até aos 100 km/h nuns rápidos 6,7s. A velocidade máxima, por outro lado, será limitada a 180 km/h.

Mais versões são esperadas, contemplando-se futuros #1 com tração integral, assim como baterias com outras capacidades.

Até 440 km de autonomia

Sendo exclusivamente elétrico, a informação acerca da sua autonomia ganha relevância. Os dados preliminares avançados pela Smart — a homologação final apenas ocorrerá durante o segundo semestre — apontam para uma autonomia máxima entre os 420 km e os 440 km.

Jantes de 19"
Compacto nas dimensões, mas equipado com jantes de 19″ e pneus 235/45 R19.

Para o conseguir o #1 recorre a uma bateria de iões de lítio NMC (Níquel, Manganês e Cobalto) com uma capacidade total de 66 kWh.

Permite carregamentos até 150 kW em corrente contínua e até 22 kWh em corrente alternada. Sabendo isso, promete menos de 30 minutos para carregar a bateria entre os 10% e os 80% em corrente contínua, e menos de três horas em corrente alternada. Estará disponível ainda uma Wallbox para carregamento em casa.

Digital e conectado

Saltando para o interior do Smart #1 encontramos um espaço dominado por um ecrã tátil central 3D de 12,8″ e muitos poucos comandos físicos.

O sistema de infoentretenimento concentra praticamente todas as funcionalidades que vão desde a climatização à navegação, passando pelo controlo das luzes e som, entre outras.

A Smart complementa ainda o infoentretenimento com “um avatar como companheiro inteligente com controlo de voz baseado em IA que se liga facilmente ao ecossistema interconectado do automóvel, à aplicação smart e às clouds de dados – tudo ligado com o smart ID pessoal e protegido pelos mais elevados padrões de encriptação de segurança cibernética”.

Como é cada vez mais a regra, o Smart #1 também permite atualizações remotas (over the air), garantindo que 75% das ECU (Eletronic Control Unit) a bordo possam ser continuamente atualizadas.

"Temos muito orgulho em apresentar finalmente a versão de produção do nosso smart #1. Não é apenas um símbolo da nova abordagem da smart, mas é também o núcleo de todas as coisas que estão para vir. Com a renovação da marca, vamos concentrar-nos ainda mais numa experiência de mobilidade sem lacunas."

Dirk Adelmann, CEO smart Europe GmbH
Pilar C
O pilar C que aparenta ser um prolongamento do tejadilho é um dos detalhes visuais mais distintos do novo Smart #1.

Quando chega?

O novo e inédito Smart #1 terá três níveis de acabamento — Pure, Pro e Premium — e ainda uma série especial de lançamento, a Edition1, que será limitada a 1000 unidades na Europa.

As encomendas deverão iniciar-se no próximo mês de setembro, mas as entregas só começarão ou no final do ano ou no início do próximo. Não foram avançados ainda preços.

Atualização a 8 de abril: informações adicionais sobre o Smart #1 foram acrescentadas ao artigo original.