Notícias Mazda CX-60. Quanto vai custar em Portugal com o novo «super-Diesel»?

Motores

Mazda CX-60. Quanto vai custar em Portugal com o novo «super-Diesel»?

O Mazda CX-60 vai estrear um novo motor Diesel de seis cilindros em linha e já há um preço para Portugal dessa versão.

Mazda CX-60

Com 3.3 l de capacidade e seis cilindros em linha, o novo motor Diesel da Mazda que vai equipar o Mazda CX-60 tem dado muito que falar.

Afinal, quando quase todas as marcas apostam em motores mais pequenos — ou até mesmo numa eletrificação total — a Mazda continua a acreditar que é possível seguir um caminho diferente, pelo menos a médio prazo.

Totalmente novo, este propulsor foi desenvolvido com base no conceito de “dimensão certa”. Segundo a Mazda, este consiste em optimizar a cilindrada para “melhorar tanto a eficiência ao nível dos consumos como a eficiência energética”.

VEJAM TAMBÉM: É possível converter um motor Diesel para funcionar a GPL?
Mazda CX-60

Dotado de uma nova tecnologia de combustão denominada DCPCI (Distribution-Controlled Partially Premixed Compression Ignition) que promete uma eficiência térmica superior a 40%, este propulsor está ainda associado ao novo sistema mild-hybrid Mazda M Hybrid Boost de 48 Volts.

Graças a tudo isto, a marca de Hiroshima acredita ter um dos motores Diesel mais «limpos» do mundo, estando confiante de que irá exceder todos os futuros regulamentos de emissões.

Mazda CX-60

Dois níveis de potência

No total, o novo «super-Diesel» da Mazda vai apresentar-se em dois níveis de potência: 200 cv nas variantes de tracção traseira e 254 cv e 550 Nm nas variantes equipadas com o sistema de tracção integral Mazda i-Activ AWD.

No primeiro caso, as médias de consumos e emissões anunciadas, ciclo WLTP, fixam-se nos 4,9 l/100 km e 127 g/km. Já na variante mais potente esses valores sobem para os 5,3 l/100 km e 137 g/km de CO2.

Com chegada ao mercado nacional prevista para janeiro de 2023, o novo Mazda CX-60 com motor Diesel verá o seu preço de referência rondar os 62 500 euros.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Mazda 323 GTi-R?