Notícias Arrancou a produção do Mazda CX-60. Chega a Portugal em setembro

Produção

Arrancou a produção do Mazda CX-60. Chega a Portugal em setembro

A produção do Mazda CX-60 já arrancou no Japão e a marca nipónica fez um evento dedicado para assinalar o momento.

Produção Mazda CX-60

A Mazda assinalou esta semana o início da produção em massa do novo CX-60, na fábrica de Hofu No. 2, na província japonesa de Yamaguchi.

Akira Marumoto, presidente e diretor executivo da Mazda, figurou no evento, tal como Satoru Harada, presidente do Comité Executivo do Sindicato dos Trabalhadores da marca japonesa.

Estiveram presentes na cerimónia cerca de uma centena de pessoas envolvidas na produção, incluíndo funcionários daquela unidade, fornecedores locais e funcionários do município de Yamaguchi.

Produção Mazda CX-60
A NÃO PERDER: Poderá ser esta a base do próximo Lexus? Perguntámos a Joachim Kunz, da Mazda

O primeiro híbrido plug-in

O novo Mazda CX-60 é o primeiro híbrido plug-in (PHEV) da marca nipónica e o primeiro de quatro novos modelos — que serão lançados até 2025 — a recorrer à nova plataforma de tração traseira da marca, denominada Skyactiv Multi-Solution Scalable Architecture.

Esta plataforma, desenvolvida integralmente pela Mazda, vai recorrer a inéditos motores de seis cilindros em linha a gasolina e Diesel e a um híbrido plug-in (PHEV) de quatro cilindros.

E é precisamente com esta motorização PHEV que o CX-60 vai iniciar a sua carreira na Europa, combinando um motor a gasolina de 2.5 litros e quatro cilindros com um motor elétrico de 100 kW (136 cv) e uma bateria de 17,8 kWh.

Deste «casamento» resulta uma potência total combinada de 327 cv e um binário máximo de 500 Nm, além de uma autonomia elétrica máxima de 63 km.

LEIAM TAMBÉM: Neste dia, o Mazda MX-5 foi o melhor carro do mundo…

Mais tarde, em 2023, chegam duas motorizações com seis cilindros: um motor a gasolina Skyactiv-X com 3.0 l e um motor Diesel Skyactiv-D (totalmente novo) com 3.3 l. Contudo, a Mazda ainda só especificou a potência da versão Diesel, que vai debitar 231 cv.

Produção Mazda CX-60

Quando chega?

A produção em volume da versão europeia do Mazda CX-60 arrancou, tecnicamente, no dia 15 de março e a saída do navio com o primeiro carregamento para a Europa será no próximo dia 26 de abril, com o navio a partir do porto de Nakanoseki, no Japão.

Produção Mazda CX-60

Contudo, a chegada das primeiras unidades ao mercado português só vai acontecer no próximo mês de setembro.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Mazda 323 GT-R