Notícias Renault Arkana foi lançado no ano passado mas já se prepara renovação

Fotos-espia

Renault Arkana foi lançado no ano passado mas já se prepara renovação

Apesar de ser ainda relativamente recente no mercado europeu, a Renault já prepara o "facelift" do Arkana, o seu «SUV-coupé».

fotos-espia Renault Arkana
© Razão Automóvel

A Renault já prepara a renovação do Arkana, o seu inédito «SUV-coupé», para 2023… Mas já? Ainda não é um pouco cedo?

O Arkana chegou ao mercado europeu há mais ou menos um ano, pelo que, em princípio, a sua renovação só deveria acontecer algures em 2024 ou até 2025.

Contudo, relembramos que o Arkana deu-se a conhecer ao mundo em 2018, e começou por ser lançado na Rússia em 2019. No entanto, o Arkana «russo» nada tem a ver com o Arkana «europeu».

VEJAM TAMBÉM: Renault Arkana. O primeiro “SUV-coupé” do segmento oferece mais que estilo?
fotos-espia Renault Arkana
© Razão Automóvel

Apesar de serem visualmente idênticos, o Arkana «russo» assenta sobre a base do Dacia Duster (B0+), enquanto o Arkana «europeu» assenta sobre a base do Renault Captur (CMF-B).

E antes da sua comercialização na Europa ter arrancado em 2021, o Arkana com base na CMF-B estreou-se antes, em 2020, na Coreia do Sul como Renault-Samsung XM3, o que ajuda a justificar o protótipo de testes aparentemente precoce «caçado» no sul da Europa.

fotos-espia Renault Arkana
© Razão Automóvel

Aliás, como é possível observar nas fotos-espia em que este Arkana aparece de traseira, podemos ver o símbolo da Renault-Samsung ao centro e a designação “XM3” no lado esquerdo.

Será a Coreia do Sul, na realidade, o primeiro mercado a receber o renovado Renault Arkana algures em 2023, prevendo-se que chegue à Europa seis meses depois, ou no final de 2023, ou no início de 2024.

O que já sabemos?

As fotos-espia mostram um protótipo de testes onde apenas a frente está coberta, o que indica que as maiores modificações deverão concentrar-se nessa área.

Por isso, é de esperar que o renovado Renault Arkana receba um novo conjunto de faróis, grelha e para-choques. E, apesar de a traseira não estar (ainda) camuflada — mantém as óticas e para-choques do modelo atual —, é de esperar que também seja alvo de algumas modificações.

VEJAM TAMBÉM: O que é que um Walkman tem que ver com os 50 anos do Renault 5?

Não conseguimos ver o interior nestas fotos, mas como tem sido a regra na indústria, prevê-se que o refrescado Arkana ganhe um sistema de infoentretenimento atualizado, além de novos revestimentos e cores para o interior.

fotos-espia Renault Arkana
© Razão Automóvel

No plano mecânico nada ainda foi avançado. É de prever que as motorizações atuais se mantenham na gama sem grandes modificações e a haver novidades, certamente serão eletrificadas.