Notícias EV9. O enorme SUV elétrico da Kia já foi «apanhado» em testes

Fotos-espia

EV9. O enorme SUV elétrico da Kia já foi «apanhado» em testes

Com chegada prevista para 2023, o Kia EV9 já foi «apanhado» num conjunto de fotos-espia. O que esperar do enorme SUV elétrico sul-coreano?

Kia EV9 fotos-espia
© Razão Automóvel

Antecipado pelo Concept EV9, que foi revelado no Salão de Los Angeles de 2021, o Kia EV9, que promete ser o maior SUV elétrico da marca, já se encontra em testes dinâmicos e foi «apanhado» num conjunto de fotos-espia.

Apesar da camuflagem, estas fotos-espia não só confirmam as dimensões XXL deste SUV elétrico — deverá medir cerca de 5,0 m de comprimento, 2,0 m de largura e 1,8 m de altura — como as linhas quadradas.

Outra coisa que estas fotos-espia revelam é a ausência das «portas-suicida» presentes no concept. O EV9 de produção não as vai ter e serão substituídas por uma solução convencional.

VEJAM TAMBÉM: Kia XCeed renovado ganha GT-line e 1.6 T-GDI de 204 cv
KIA EV9 fotos-espia
© Razão Automóvel

Ainda no capítulo visual, a camuflagem também não consegue esconder as soluções visuais mais discretas do que as mais radicais que vimos adotadas no protótipo.

O que esperar do Kia EV9

Com chegada prevista para 2023, o EV9 será vendido não só na América do Norte, como também na Europa, onde vai assumir o papel de topo de gama da marca sul-coreana.

Assente na plataforma E-GMP, a mesma que serve de base ao Kia EV6, o EV9 terá como um dos seus grandes argumentos a tecnologia de 800 V que permite carregamentos de até 350 kW.

Por enquanto a Kia pouco ou nada revelou sobre o seu primeiro SUV elétrico, mas há rumores que apontam para uma autonomia a rondar os 540 km e que a versão GT — todos os elétricos da Kia terão uma versão de alta performance — será capaz de cumprir os 0 aos 100 km/h em cerca de 5s.

O Kia EV9 deverá ser o primeiro modelo da marca a contar com atualizações remotas (over-the-air) e permitirá ao seu proprietário adquirir mais funcionalidades à distância, que serão desbloqueadas através do software, graças aos serviços “Feature on Demand” (FoD).

Por fim, o EV9 deverá ainda contar com o novo sistema de condução autónoma da Kia, o AutoMode, mas só a partir de 2025 é que se espera que este sistema seja capaz de permitir condução totalmente autónoma.

Sabe esta resposta?
Qual é a potência do Kia Niro EV?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Escolha não falta. Kia Niro chega como híbrido, híbrido plug-in ou elétrico