Notícias Porsche GT4 ePerformance antecipa 718 Cayman 100% elétrico

Apresentação

Porsche GT4 ePerformance antecipa 718 Cayman 100% elétrico

A Porsche está a usar o 718 Cayman GT4 ePerformance para testar a tecnologia introduzida no protótipo Mission R Concept.

Porsche 718 Cayman GT4 ePerformance

A Porsche acaba de apresentar o 718 Cayman GT4 ePerformance, um “veículo de testes” — como a Porsche lhe chama… — que torna real todo o potencial do Mission R Concept e que antecipa a próxima geração do Cayman, que será 100% elétrica.

Feito com base no chassis do Cayman GT4 Clubsport e com componentes do Porsche 911 RSR GTE, este GT4 ePerformance apresenta-se com os dois motores elétricos do Mission R Concept, com uma bateria de iões de lítio de 82 kWh e com uma arquitetura elétrica de 900 V.

No modo de qualificação, isto traduz-se numa potência máxima de 800 kW (1088 cv) e 1000 Nm de binário máximo. Em modo de corrida este 718 Cayman GT4 ePerformance é capaz de “suportar” 612 cv durante 30 minutos, a duração de uma corrida da Carrera Cup.

A NÃO PERDER: Porsche Mission R. Já conduzimos o futuro eletrizante da Porsche Cup
Porsche GT4 ePerformance e Mission R
Porsche 718 Cayman GT4 ePerformance e Mission R Concept, lado a lado.

A Porsche não revelou os números que este “super elétrico” é capaz de alcançar (o Porsche Mission R reclamava uma velocidade máxima de 310 km/h e um tempo dos 0 aos 100 km/h inferior a 2,5s), mas afirmou que “em termos de tempos por volta e velocidade máxima” está em linha “com a performance do 911 GT3 Cup da geração atual (992)”.

Ainda assim, importa lembrar que por comparação com o Cayman GT4 RS Clubsport, este Cayman 100% elétrico é mais de 200 kg mais pesado (cerca de 1600 kg), fruto da adição dos motores e da bateria.

Porsche GT4 ePerformance

Seis mil componentes novos

No total a Porsche garante que desenvolveu de raíz um total de 6000 componentes para o 718 Cayman GT4 ePerformance, um número que atesta bem o compromisso da marca de Estugarda com este modelo e com esta tecnologia.

“Com o Mission R mostrámos como a Porsche olha para o automobilismo sustentável no futuro. E o 718 Cayman GT4 ePerformance agora demonstra que essa visão funciona de forma impressionante na pista”, afirmou Matthias Scholz, diretor de projeto da divisão de GT de competição da Porsche.

“Estamos muito empolgados com a resposta, porque um troféu monomarca com carros de corrida elétricos seria uma adição importante ao nosso programa de corrida para clientes”, acrescentou Scholz.

Estreia ao público em junho

O Porsche 718 Cayman GT4 ePerformance vai fazer a sua primeira aparição pública na edição deste ano do Goodwood Festival of Speed, que se realiza no Reino Unido entre os dias 23 e 26 de junho.

A NÃO PERDER: Conversão de fábrica confirma sucessores elétricos para os Porsche 718 Cayman e 718 Boxster

Depois disso vai andar em demonstração pela Europa, até ao final do ano, antes de atravessar o Atlântico e “aterrar” nos Estados Unidos, no início de 2023. Esta tour mundial, inserida no projeto “race2zero” da Porsche, só vai acabar em meados de 2024, na região Ásia-Pacífico.

Porsche GT4 ePerformance

Só depois disso ficaremos a conhecer o novo Porsche 718 Cayman e Boxster, que serão 100% elétricos e que deverão fazer a sua estreia comercial em 2025.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Porsche Carrera GT?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Aqui só entram motores V10. Fiquem a conhecê-los
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Aqui só entram motores V10. Fiquem a conhecê-los