Notícias Oficial. Porsche e Audi a caminho da Fórmula 1

Fórmula 1

Oficial. Porsche e Audi a caminho da Fórmula 1

A confirmação da entrada da Porsche e Audi na Fórmula 1 veio de Herbert Diess, o diretor executivo do Grupo Volkswagen.

Porsche 911 e Audi R8

Foi durante um encontro com os cidadãos de Wolfsburgo promovido pelos jornais “Wolfsburger Nachrichten” e o “Wolfsburger Allgemeine Zeitung” que Herbert Diess, diretor executivo do Grupo Volkswagen, confirmou a entrada da Porsche e da Audi na Fórmula 1 em 2026.

Uma confirmação há muito esperada, depois de muitos rumores e especulações, surpreende por não envolver apenas uma marca do grupo alemão, mas sim duas.

O porquê da entrada só acontecer em 2026 deve-se à introdução nesse ano de novos regulamentos técnicos para os motores dos monolugares de Fórmula 1, que permitirá à Porsche e Audi entrarem em pé de igualdade com os outros que também terão de desenvolver novas motorizações.

VEJAM TAMBÉM: Tal pai, tal filho. As «dinastias» familiares na Fórmula 1
Herbert Diess
Herbert Diess, CEO do Grupo Volkswagen.

Apesar de ainda haver várias questões em aberto sobre os novos regulamentos técnicos, a tecnologia a usar já está definida: os 1.6 V6 Turbo continuam, mas alimentados a combustíveis 100% sustentáveis, enquanto a máquina elétrica se simplifica, eliminando o MGU-H e aumentando a potência do MGU-K para os 350 kW (476 cv).

“Apenas a Fórmula 1 importa no desporto automóvel”

Bastariam estas palavras de Diess para justificar tão importante decisão, mas foram vários os argumentos expostos para justificar a entrada da Porsche e da Audi na Fórmula 1.

“A Fórmula 1 está a crescer em todo o mundo. O marketing, além da Netflix, tem levado ao crescimento dos fãs da Fórmula 1, também de forma significativa nos EUA. A Ásia está a crescer significativamente, incluindo entre os grupos de clientes mais jovens”, declarou Diess.

Não admira que Diess veja “uma oportunidade de começar com a mudança dos regulamentos técnicos. A Fórmula 1 está a tornar-se mais amiga do ambiente com a eletrificação e os combustíveis sintéticos”.

Red Bull f1 2022
Porsche deverá ter na Red Bull a sua parceira para a Fórmula 1. Getty Images / Red Bull Content Pool

Herbert Diess é da opinião que só a Fórmula 1 realmente conta no desporto automóvel e esta está cada vez mais diferenciada. “Se praticas desporto automóvel, deverias participar na Fórmula 1, que é onde o impacto é maior”, rematou Diess.

"A Porsche tem de ser a marca de automóveis mais desportiva do mundo e por isso tem de estar no automobilismo. E chegas à conclusão: se a Porsche faz automobilismo, o mais eficaz é fazer Fórmula 1.

A Audi não pode exigir um preço premium tão alto (como a Porsche). Na realidade, a Audi tem argumentos mais fortes para estar na Fórmula 1, porque tem muito mais potencial para a marca, que está a ir na direção de segmentos mais altos, em competição com a Mercedes-Benz."

Herbert Diess, diretor executivo do Grupo Volkswagen

Ainda não está tudo decidido

Apesar das palavras de Herbert Diess, a participação da Porsche e da Audi na Fórmula 1 ainda não foi totalmente selada. Ambas poderão ainda desistir deste projeto.

A decisão final está dependente dos regulamentos finais para 2026, que deverão ser aprovados pela FIA em junho, mas alguns especialistas dizem que a aprovação final poderá prolongar-se até outubro devido a várias questões ainda não resolvidas.

Só então a Porsche e a Audi anunciarão, em definitivo, a sua entrada na Fórmula 1, mas está mais perto de acontecer do que não. Tem sido conhecidas as movimentações nos bastidores sobre como as duas estarão presentes na Fórmula 1.

McLaren f1
A Audi tentou, sem sucesso, adquirir a McLaren para entrar na Fórmula 1. Agora é a Sauber que parece estar na mira da marca alemã.

A Porsche já tem um acordo praticamente firmado com Red Bull, e as duas estiveram muito perto de trabalhar em conjunto já em 2018. A marca alemã não está interessada em adquirir uma equipa ou formar uma nova, procurando ao invés uma parceria e uma participação na equipa.

A Red Bull Powertrains ficaria responsável pelo desenvolvimento do motor de combustão, enquanto a Porsche usaria o seu know-how tecnológico no apoio ao desenvolvimento da máquina elétrica.

A Audi ainda não tem tudo tão bem definido. A marca dos quatro anéis tem interesse em ter uma parte muito mais ativa e chegou a fazer duas ofertas pela McLaren para ter acesso à equipa de Fórmula 1, mas a construtora britânica recusou-as.

Têm vindo a público conversações com a Aston Martin, Williams e a Sauber (que corre atualmente com a marca Alfa Romeo), sendo esta última a mais provável de passar a fazer parte do universo Audi.

A Audi também quer desenvolver de raiz todo o grupo motriz, continuando o desenvolvimento iniciado, curiosamente, pela Porsche, que em 2018 preparava-se para entrar na Fórmula 1 com a… Red Bull, tendo cancelado todo o projeto à última hora.