Notícias Nissan GT-R vende-se em cada vez menos mercados. O adeus à Europa?

Mercado europeu

Nissan GT-R vende-se em cada vez menos mercados. O adeus à Europa?

Ao que parece, o Nissan GT-R está a despedir-se do mercado europeu. A «culpa» é das normas de emissões cada vez mais restritas.

Nissan GT-R

Lançado em 2007, o Nissan GT-R R35 é, cada vez mais, um símbolo de uma era passada da indústria automóvel. Talvez por isso, o superdesportivo nipónico está, aos poucos a deixar de estar disponível na Europa.

Quem chamou a atenção para a este facto foram os nossos colegas da Autoblog.nl que se aperceberam que nos Países Baixos o GT-R já não se encontra no site da Nissan, acontecendo o mesmo em vários outros países europeus.

Sim, é verdade que o Nissan GT-R ainda surge no site da marca japonesa em países como a Alemanha, a Bélgica, a Polónia ou o Luxemburgo, mas está ausente no site da Nissan em Portugal, Itália, França, Espanha e até no Reino Unido.

A NÃO PERDER: Qashqai e-Power. O crossover híbrido da Nissan que parece um elétrico a gasolina
Nissan GT-R

De acordo com a publicação neerlandesa, o GT-R estará mesmo de saída dos palcos europeus, não devendo ser preciso esperar muito tempo para que se torne oficial.

Culpem as emissões

Apesar de a Nissan ainda não ter emitido um comunicado oficial a confirmar a saída do Nissan GT-R do mercado europeu, as normas de emissões cada vez mais restritivas em vigor no «velho continente» não ajudam a manter por cá o vetusto superdesportivo.

Além do mais, as elevadas emissões de CO2 do GT-R certamente não ajudam nas contas da Nissan para ficar em conformidade com as metas de redução impostas pela UE — a versão de 570 cv emite 316 g/km de CO2, o GT-R Nismo emite 325 g/km.

Mesmo o GT-R vendendo poucas unidades, a verdade é que cada grama de CO2 conta e a Nissan precisa de continuar o esforço de redução.

Isto mesmo contando com os mais recentes reforços eletrificados da Nissan para «equilibrar» as médias das suas emissões na Europa:

Sabe esta resposta?
Em que ano é que o Nissan Micra foi eleito carro do ano em Portugal?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Nissan Micra. Vencedor do Carro do Ano 1985 em Portugal
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Nissan Micra. Vencedor do Carro do Ano 1985 em Portugal