Notícias Alpina B4 Gran Coupé: o M4 Gran Coupé que a BMW não faz

Apresentação

Alpina B4 Gran Coupé: o M4 Gran Coupé que a BMW não faz

Com a BMW a deixar claro que não haverá um M4 Gran Coupé, cabe ao Alpina B4 Gran Coupé satisfazer os desejos dos fãs da marca alemã.

Agora parte integrante do BMW Group, a Alpina continua a tornar mais exclusivos os modelos da marca alemã e a sua mais recente proposta dá pelo nome de Alpina B4 Gran Coupé.

Como facilmente se percebe, o B4 tem como base o Série 4 Gran Coupé, apresentando-se como uma «espécie» de M4 Gran Coupé que a marca bávara já confirmou que não vai fazer.

Para se estabelecer como um M4 Gran Coupé não oficial, a proposta da Alpina apresenta-se com 495 cv e 730 Nm extraídos do 3.0 l biturbo de seis cilindros em linha que equipa o M440i xDrive Gran Coupé (onde anuncia 374 cv e 500 Nm).

A NÃO PERDER: Alpina B8 Gran Coupé. Alternativa requintada ao BMW M8 Competition Gran Coupé
Alpina B4 Gran Coupé

Estes valores estão próximos dos 510 cv do M3 e permitem ao B4 Gran Coupé cumprir os 0 aos 100 km/h em 3,7s e acelerar até aos 307 km/h de velocidade máxima.

Quanto à transmissão, essa está a cargo de uma novíssima caixa automática de oito relações da ZF e é feita às quatro rodas.

Ligações ao solo melhoradas

Como seria de esperar, o Alpina B4 Gran Coupé também viu o seu chassis modificado face à proposta da BMW. Para tal recebeu uma suspensão desportiva desenvolvida pela própria Alpina (“Sport Suspension”), conta com um camber negativo mais pronunciado de 1,25º no eixo dianteiro e passou a contar com novas barras estabilizadoras dianteiras «feitas à medida».

Exibindo jantes multiraiadas típicas da Alpina, aqui com 20” e apenas 12 kg cada, o B4 Gran Coupé «calça» pneus Pirelli P ZERO e apresenta-se ainda com sistema de travagem majorado com discos de 395 mm com pinças de quatro pistões à frente e discos com 345 mm atrás.

Em opção está disponível um sistema de travagem com discos compósitos perfurados.

Visual à altura

Apesar do visual discreto típico da Alpina, o B4 Gran Coupé não se deixa confundir com o seu «irmão» da BMW. Além das jantes no exterior recebeu um novo spoiler dianteiro e quatro saídas de escape ovais.

VEJAM TAMBÉM: Porque é que não houve um BMW i8 por parte da Alpina?

No interior as novidades resumem-se ao logótipo no volante (forrado a couro Lavalina) e à placa com o número da unidade.

Alpina B4 Gran Coupé

Já disponível para encomenda, o Alpina B4 Gran Coupé custa, na Alemanha, a partir de 91 800 euros. As entregas das primeiras unidades estão previstas para julho.

Sabe esta resposta?
Em que carro se baseava o Saab 9-2x?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Saab 9-2x, o “Saabaru”. Um japonês mascarado de sueco