Notícias KTM X-Bow GT2 «apanhado». Dos circuitos para a estrada

Fotos-espia

KTM X-Bow GT2 «apanhado». Dos circuitos para a estrada

Não é só nas duas rodas que a KTM marca presença. A mais recente evolução do X-Bow, o GT2, foi «apanhada» durante os testes de inverno.

KTM X-Bow GT2 fotos-espia
© Razão Automóvel

O currículo do KTM X-Bow GT2 nos circuitos revela não só vitórias em corridas, como a conquista do campeonato GT2 European Series (categoria AM) em 2021.

Agora, a KTM prepara uma versão de estrada do seu carro de competição, tendo sido «apanhado» durante os seus testes de inverno algures na Escandinávia, após a marca ter publicado algumas fotos do protótipo de desenvolvimento há umas semanas.

O X-Bow GT2 promete começar onde o X-Bow GTX, apresentado em 2020, acaba e isso significa que teremos uma máquina terrífica para circuitos, mas certificada para circular na via pública.

VEJAM TAMBÉM: KTM RC16 2022. Os «segredos» da nova arma de Miguel Oliveira no MotoGP

 

View this post on Instagram

 

A post shared by KTM X-BOW (@ktm_xbow)

O que esperar?

Tal como o GTX, o futuro KTM X-Bow GT2 irá recorrer ao cinco cilindros em linha turbocomprimido de origem Audi, o mesmo motor que equipa modelos como o RS 3 ou o CUPRA Formentor VZ5.

Na sua versão de competição, o pentacilíndrico debita sensivelmente 600 cv. No conhecido GTX o 2,5 l debita uns impressionantes 530 cv e 615 Nm, um enorme «poder de fogo» para os parcos 1048 kg que diz ter.

KTM X-Bow GT2 fotos-espia
© Razão Automóvel

Não sabemos quanto é que debitará no novo X-Bow GT2, mas tal como os restantes X-Bow, o motor em posição central traseira continuará a enviar toda a sua força apenas e só para as rodas traseiras, via uma caixa de dupla embraiagem de sete velocidades.

Tal como todos os X-Bow, desde o primeiro, lançado em 2008, haverá um particular foco na otimização da sua massa, com a expectativa de que não fique muito acima dos 1000 kg.

Isto apesar de esperar uma célula central reforçada, onde se encontram os dois ocupantes, com a pele exterior a ser feita de CFRP (polímeros reforçados com fibra de carbono).

A sua revelação deverá acontecer ou ainda no final deste ano ou no início de 2023.