Notícias Maserati vai ter um 2022 cheio: novos Grecale e GranTurismo em destaque

NOVIDADES 2022

Maserati vai ter um 2022 cheio: novos Grecale e GranTurismo em destaque

A Maserati promete ter um 2022 cheio de novidades, como há muito não se via: Grecale, GranTurismo e a um MC20 descapotável estão planeados.

Maserati GranTurismo teaser 2022

O ano de 2022 promete ser bastante preenchido na Maserati, e parte da responsabilidade até se deve à crise dos semicondutores que tanto tem afetado a indústria automóvel.

Como exemplo, o Grecale, o novo SUV da marca italiana, deveria ter sido mostrado ao mundo em novembro passado, mas a sua revelação foi «empurrada» para a primavera de 2022, devido precisamente às perturbações que tem havido no fornecimento dos cruciais chips.

Não sabemos se a crise dos semicondutores vai afetar os outros lançamentos que a marca do tridente já tinha anunciado para 2022. Por isso, até informação em contrário, vamos seguir o plano original que a Maserati já tinha anunciado para o novo ano.

A NÃO PERDER: As 100 NOVIDADES para 2022 que têm de conhecer

Grecale

O Grecale, o novo SUV posicionado abaixo do Levante e assente sobre uma evolução da base (Giorgio) do Alfa Romeo Stelvio, promete ser um dos mais importantes modelos da Maserati nos próximos anos.

O rival do Porsche Macan servirá de degrau de acesso à Maserati e será o seu modelo de maior volume. Vai substituir, indiretamente, a berlina Ghibli, que deverá ser descontinuada em 2023 sem conhecer um sucessor.

As motorizações do Grecale deverão concentrar todas as atenções, dado as intenções da Maserati em eletrificar todos os seus modelos até 2023. Esperem inéditas variantes híbridas plug-in e até elétricas, mas o «velho» motor de combustão continuará a ser oferecido, como o 2.0 Turbo mild-hybrid do Ghibli e — façam figas — o Nettuno, o V6 biturbo do MC20 para o Ghibli Trofeo.

GranTurismo

Se o Grecale será um modelo vital para o negócio da Maserati, o novo GranTurismo (e mais tarde o GranCabrio), também previsto para 2022, será vital para a sua «alma».

O coupé de proporções clássicas estará de regresso após um interregno de quase três anos (produção do anterior terminou no final de 2019) e também promete gerar controvérsia: o GranTurismo será o primeiro Maserati 100% elétrico de sempre.

Maserati GranTurismo teaser 2022

Mas a cadeia cinemática avançada do clássico coupé 2+2 será uma de várias disponíveis. Continuará a habitar por baixo do capô um motor de combustão. Não um sonoro V8 naturalmente aspirado como o antecessor, mas muito provavelmente o Nettuno, o V6 biturbo do MC20.

MC20

Também o supercarro da Maserati será agraciado com novas adições. A primeira a ser conhecida será o MC20 descapotável, já antecipado pela marca numa série de «fotos-espia» oficiais.

Maserati MC20 Cabrio

A segunda adição também promete levantar uns quantos sobrolhos nos mais puristas e tradicionalistas: um MC20 100% elétrico. Por agora ainda não é possível avançar com quaisquer números, mas é de prever que consiga, no mínimo, igualar a performance do MC20 a combustão:

TÊM DE VER: MC20 em estrada e circuito. Que regresso em grande da Maserati!